APROVADO EM CRISTO – MM 2019

0
83

Saudai Apeles, aprovado em Cristo. Saudai os da casa de Aristóbulo. Romanos 16:10

A Bíblia apresenta personagens que se tornaram conhecidos e realizaram uma grande obra, mas também registra os nomes de homens e mulheres que parecem ter passado rapidamente pela história.

Um desses desconhecidos é Apeles, que alguns acreditam ter sido o mesmo Apolo. Possivelmente, eles tenham sido pessoas diferentes, o que aumenta ainda mais a curiosidade. Quem realmente foi esse homem?

Apeles é um nome grego. Esse nome era muito comum entre os judeus e romanos dos tempos bíblicos. Ele consta na lista dos mais de 20 colaboradores de Paulo que se encontravam em Roma e para os quais o apóstolo enviou saudações (Rm 16:3-15). A única referência a ele está em Romanos 16:10, em que se encontra uma das mais importantes descrições dadas por Paulo a um colaborador: “aprovado em Cristo”.

É impressionante alguém ter o nome citado apenas uma vez na Bíblia e ser classificado como “aprovado em Cristo”. Nosso conhecimento de Apeles se resume à metade de um verso, mas com certeza Paulo devia conhecê-lo muito bem para poder usar palavras tão importantes.

A visão de ser “aprovado em Cristo” não era aplicada apenas a outros, mas o próprio Paulo a buscava. Era sua luta pessoal (1Co 9:27). No fim de sua vida, essa luta foi recompensada (2Tm 4:7, 8).

Os “aprovados em Cristo” são pessoas dependentes do Céu e diferentes do mundo. Eles sempre se lembram de que “a Bíblia ensina a nos contentarmos com o que temos, mas nunca com o que somos” (John Blanchard). Sua ligação com o Senhor é íntima e permanente. Dedicam a primeira hora do dia para buscá-Lo e depois vivem as outras 23 horas em Sua presença. Concentram-se na Palavra e buscam o poder na oração. São movidos pela graça e motivados pelo amor. Sua vida está nas mãos do Senhor, na certeza de que “Deus não despede ninguém vazio, exceto aqueles que estão cheios de si mesmos” (Dwight Moody).

Por outro lado, eles vivem o Céu na Terra e, por isso, são diferentes. Não importa o que o mundo fala sobre eles, mas o que Deus pensa a respeito deles. Suas atitudes e escolhas não são fundamentadas em desejos pessoais, mas em critérios espirituais.

Se Paulo escrevesse um verso sobre você, o que ele diria? Seja você também um “aprovado em Cristo”. Mantenha comunhão com Jesus todos os dias, ­sirva-O fielmente, e Deus colocará em você o selo de Sua aprovação.

Erton K:ohler, Nossa Esperança, MM 2019, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA