E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor. Efésios 6:4

Não existem fórmulas perfeitas para educar filhos. Eles são diferentes e precisam de cuidado individual. Por isso, Deus providenciou conselhos que podem ajudar a fixar valores cristãos nas crianças a fim de prepará-las para o Céu. O verso bíblico de hoje apresenta três desses conselhos.

O primeiro é um alerta: não provoque a ira nos filhos. Educar é uma arte que só pode ser desenvolvida com muita oração. Se não for assim, as limitações dos pais provocarão desequilíbrio nos filhos e levarão a um de dois extremos perigosos: superproteção ou permissividade.

Há muitas formas de provocar a ira: disciplinar em momento de raiva, “educar” pela palavra e deseducar pelo exemplo, ter uma vida espiritual superficial, substituir a presença por presentes, estabelecer padrões inatingíveis, criticar e ser grosseiro. Fazer o contrário disso é um caminho seguro na educação dos filhos.

O segundo conselho é desafiador: crie os filhos com disciplina. Os valores estão em crise, mas, às vezes, parece que os próprios pais é que estão em crise. Nossos filhos precisam de pais que disciplinem com firmeza e ternura, para que eles desenvolvam responsabilidade, estabeleçam limites e saibam fazer as escolhas certas.

O terceiro conselho é fundamental: ensinem os filhos no caminho do Senhor. Quem transmite os valores espirituais com palavras, atitudes e prioridades não será decepcionado. Os filhos podem até sair do caminho, mas a semente estará plantada e vai trazê-los de volta.

Antes de falar sobre Deus, pais cristãos vivem com Ele, e seu exemplo se torna irresistível. Esses pais estabelecem prioridades espirituais claras: estão sempre presentes aos cultos da igreja, não deixam faltar materiais devocionais, fazem o culto familiar diariamente, deixam que os filhos os vejam orando e lendo a Bíblia, etc. Escolhem ter o coração mais na eternidade do que na modernidade.

Precisamos de pais que eduquem os filhos com equilíbrio, disciplina e consagração. Ouça os conselhos da Palavra de Deus e ajude a preparar uma geração para a breve volta de Jesus.

Erton Köhler, Nossa Esperança, MM 2019, CPB

2 COMENTÁRIOS

  1. Olá,
    Obrigado por dedicar seu tempo em orientar as pessoas a fazer da forma correta e que agrada a Deus. Continue nos presenteando com suas orientações inspiradas por Deus.
    Atenciosamente,
    Cláudio.

DEIXE UMA RESPOSTA