Eis que Deus não rejeita ao íntegro, nem toma pela mão aos malfeitores. – Jó 8:20

Em Jó 8, após a fala de Elifaz, e a resposta de Jó, entra em cena outro dos amigos de Jó, que vieram para “confortá-lo”. Agora é a vez de Bildade falar. Ele fala sobre as críticas de Jó contra Deus, e recorre a sabedoria dos antigos como seu fundamento. “Até quando as palavras da tua boca serão qual vento impetuoso?” é o início de sua fala. Ele defende a justiça de Deus, e argumenta que os filhos de Jó morreram porque eram pecadores. Isso machuca muito mais ainda um coração que já está ferido por tantas desgraças em sua vida (v.1-4).

Argumenta que se Jó ainda está vivo, então existe esperança para ele, se “buscar a Deus e pedires misericórdia, se fores puro e reto, ele virá em teu favor e restaurará a justiça, e seu primeiro estado, terá sido pequeno, e o último crescerá sobremaneira”. Interessante que Bildade acabou falando exatamente o que Deus faria na vida de Jó um pouco depois (v.5-7).

Bildade apela as gerações passadas e a experiência deles, e também faz uma analogia com a natureza, falando sobre o papiro e o junco, que mesmo estando em contato com a água, acabam secando. Assim são as veredas de todos que se esquecem de Deus. Também usa a teia de aranha para exemplificar os que se afastam de Deus, provavelmente fazendo uma alusão as perdas de Jó, como se ele estivesse apegado aos seus bens materiais (v.8-15).

Também compara a uma trepadeira, que se prende as pedras e as paredes, mas são arrancadas e esquecidas. Assim teria acontecido com Jó, que cresceu, se fortaleceu, e repentinamente é arrancado, destruído. Se Jó for íntegro, certamente Deus não o rejeitará, e lhe dará novamente a alegria (v.16-19).

Tanto Elifaz como Bildade, começam criticando a Jó, pois deveria estar em pecado para tantas desgraças ocorrerem em sua vida, mas terminam dizendo que se ele for a Deus, certamente o SENHOR reverterá a sua situação (v.20-22).

Precisamos ser mais cautelosos para não ferir quem já está muito ferido, e não acusarmos sem ter evidências.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA