Maria disse:”Sou serva do Senhor. Que aconteça comigo tudo que foi dito a meu respeito.” Lucas 1:38

Em Lucas 1, o autor deste livro, Lucas, prepara o seu relato à Teófilo, e fala sobre o anúncio do nascimento de João Batista e de Jesus, Maria visita Isabel, e apresenta um cântico de louvor. Nasce João, e, seu pai, Zacarias, sob o poder do Espírito Santo, profetiza sobre o futuro de seu filho.

Introdução (v.1-4):

Muitos se propuseram a escrever uma narração dos acontecimentos que se cumpriram entre nós. Usaram os relatos que nos foram transmitidos por aqueles que, desde o princípio, foram testemunhas oculares e servos da palavra (os apóstolos de Jesus). Depois de investigar tudo detalhadamente desde o início, também decidi escrever-lhe um relato preciso, excelentíssimo Teófilo, para que tenha plena certeza de tudo que lhe foi ensinado.

Zacarias e Isabel (v.5-7):

Quando Herodes era rei da Judeia (37-4 a.C.), havia um sacerdote chamado Zacarias, que fazia parte do turno de Abias (I Cronicas 24:1, 10; Neemias 12:4). Sua esposa, Isabel (Levíticos 21:13-14), também pertencia à linhagem sacerdotal de Arão. Zacarias e Isabel eram justos aos olhos de Deus e obedeciam cuidadosamente a todos os mandamentos e estatutos do Senhor. Não tinham filhos, pois Isabel era estéril, e ambos já estavam bem velhos.

Predições referentes a João Batista (v.8-23):

Certo dia, Zacarias estava servindo diante de Deus no templo, pois seu grupo realizava o trabalho sacerdotal, conforme a escala. Foi escolhido por sorteio, como era costume dos sacerdotes, para entrar no santuário do Senhor e queimar incenso (Êxodo 30:7-8). Enquanto o incenso era queimado, uma grande multidão orava do lado de fora (Levítico 16:17).

Então um anjo do Senhor lhe apareceu, à direita (significa favor de Deus) do altar de incenso (Êxodo 30:1). Ao vê-lo, Zacarias ficou muito abalado e assustado. O anjo, porém, lhe disse: “Não tenha medo, Zacarias! Sua oração foi ouvida. Isabel, sua esposa, lhe dará um filho, e você o chamará João. Você terá grande satisfação e alegria, e muitos se alegrarão com o nascimento do menino, pois ele será grande aos olhos do Senhor. Nunca tomará vinho nem outra bebida forte (Números 6:3). Será cheio do Espírito Santo, antes mesmo de nascer.

“Fará muitos israelitas voltarem ao Senhor, seu Deus. Será um homem com o espírito e o poder de Elias, e preparará o povo para a vinda do Senhor. Fará o coração dos pais voltar para seus filhos e levará os rebeldes a aceitarem a sabedoria dos justos”. Zacarias disse ao anjo: “Como posso ter certeza de que isso acontecerá? Já sou velho, e minha mulher também é de idade avançada”. O anjo respondeu: “Sou Gabriel, e estou sempre na presença de Deus. Foi ele quem me enviou para lhe trazer estas boas-novas. Agora, porém, você ficará mudo até os dias em que essas coisas acontecerão, pois não acreditou em minhas palavras, que se cumprirão no devido tempo”.

Enquanto isso, o povo esperava Zacarias sair do santuário e se perguntava por que ele demorava tanto. Quando finalmente saiu, não conseguia falar com eles, e perceberam por seus gestos e seu silêncio que ele havia tido uma visão no santuário. Ao fim de seus dias de serviço no templo, Zacarias voltou para casa.

A felicidade de Isabel (v.24-25):

Pouco tempo depois, sua esposa, Isabel, engravidou e não saiu de casa por cinco meses. “Como o Senhor foi bom para mim em minha velhice!”, exclamou ela. “Tirou de mim a humilhação pública de não ter filhos!”

Predito o nascimento de Jesus (v.26-38):

No sexto mês da gestação de Isabel, Deus enviou o anjo Gabriel a Nazaré, uma cidade da Galileia, a uma virgem de nome Maria. Ela estava prometida em casamento a um homem chamado José, descendente do rei Davi. Gabriel apareceu a ela e lhe disse: “Alegre-se, mulher favorecida! O Senhor está com você!”. Confusa, Maria tentou imaginar o que o anjo quis dizer. “Não tenha medo, Maria”, disse o anjo, “pois você encontrou favor diante de Deus. Ficará grávida e dará à luz um filho, e o chamará Jesus (Isaías 7:14). Ele será grande, e será chamado Filho do Altíssimo. O Senhor Deus lhe dará o trono de seu antepassado Davi, e ele reinará sobre Israel para sempre; seu reino jamais terá fim!”

Maria perguntou ao anjo: “Como isso acontecerá? Eu sou virgem!”.
O anjo respondeu: “O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Altíssimo a cobrirá com sua sombra. Portanto, o bebê que vai nascer será santo, e será chamado Filho de Deus. Além disso, sua parenta, Isabel, ficou grávida em idade avançada. As pessoas diziam que ela era estéril, mas ela concebeu um filho e está no sexto mês de gestação. Pois nada é impossível para Deus (Jeremias 32:17)”. Maria disse: “Sou serva do Senhor. Que aconteça comigo tudo que foi dito a meu respeito”. E o anjo a deixou.

Maria visita Isabel (v.39-45):

Alguns dias depois, Maria dirigiu-se apressadamente à região montanhosa da Judeia, à cidade onde Zacarias morava. Ela entrou na casa e saudou Isabel. Ao ouvir a saudação de Maria, o bebê de Isabel se agitou dentro dela, e Isabel ficou cheia do Espírito Santo.

Em alta voz, Isabel exclamou: “Você é abençoada entre as mulheres, e abençoada é a criança em seu ventre! Por que tenho a grande honra de receber a visita da mãe do meu Senhor? Quando ouvi sua saudação, o bebê em meu ventre se agitou de alegria. Você é abençoada, pois creu no que o Senhor disse que faria!”.

O cântico de Maria (v.46-56):

Maria respondeu: “Minha alma exalta ao Senhor (Salmo 34:2-3)! Como meu espírito se alegra em Deus (Salmo 35:9), meu Salvador! Pois ele observou sua humilde serva, e, de agora em diante, todas as gerações me chamarão abençoada. Pois o Poderoso é santo, e fez grandes coisas por mim. Demonstra misericórdia a todos que o temem, geração após geração. Seu braço poderoso fez coisas tremendas! Dispersou os orgulhosos e os arrogantes. Derrubou príncipes de seus tronos e exaltou os humildes (I Samuel 2:7-8). Encheu de coisas boas os famintos e despediu de mãos vazias os ricos. Ajudou seu servo Israel e lembrou-se de ser misericordioso. Pois assim prometeu a nossos antepassados, a Abraão e a seus descendentes para sempren(Gênesis 17:7)”. Maria ficou com Isabel cerca de três meses, e então voltou para casa.

O nascimento de João Batista (v.57-66):

Chegado o tempo de seu bebê nascer, Isabel deu à luz um filho.
Vizinhos e parentes se alegraram ao tomar conhecimento de que o Senhor havia sido tão misericordioso com ela. Quando o bebê estava com oito dias, eles vieram para a cerimônia de circuncisão (Gênesis 17:12). Queriam chamar o menino de Zacarias, como o pai, mas Isabel disse: “Não! Seu nome é João!”. Então eles lhe disseram: “Não há ninguém em sua família com esse nome”, e com gestos perguntaram ao pai como queria chamar o bebê. Ele pediu que lhe dessem uma tabuinha e, para surpresa de todos, escreveu: “Seu nome é João”.

No mesmo instante, Zacarias voltou a falar e começou a louvar a Deus.
Toda a vizinhança se encheu de temor, e a notícia do que havia acontecido se espalhou por toda a região montanhosa da Judeia. Todos que ficavam sabendo meditavam sobre esses acontecimentos e perguntavam: “O que vai ser esse menino?”. Pois a mão do Senhor estava sobre ele.

O cântico de Zacarias (v.67-80):

Então Zacarias, ficou cheio do Espírito Santo e profetizou: “Seja bendito o Senhor, o Deus de Israel, pois visitou e resgatou seu povo. Ele nos enviou poderosa salvação da linhagem real de seu servo Davi, como havia prometido muito tempo atrás por meio de seus santos profetas (Jeremias 23:5). Agora seremos salvos de nossos inimigos e de todos que nos odeiam. Ele foi misericordioso (Levítico 26:42) com nossos antepassados ao lembrar-se de sua santa aliança, o juramento solene que fez com nosso antepassado Abraão (Gênesis 12:3). Prometeu livrar-nos de nossos inimigos para o servirmos sem medo, em santidade e justiça, enquanto vivermos.

“E você, meu filhinho, será chamado profeta do Altíssimo, pois preparará o caminho para o Senhor (Isaías 40:3). Dirá a seu povo como encontrar salvação por meio do perdão de seus pecados (Jeremias 31:34). Graças à terna misericórdia de nosso Deus, a luz da manhã, vinda do céu, está prestes a raiar sobre nós, para iluminar aqueles que estão na escuridão e na sombra da morte e nos guiar ao caminho da paz”. João cresceu e se fortaleceu em espírito. E viveu no deserto até chegar o tempo de se apresentar ao povo de Israel.

Deus opera dois grandes milagres para o nascimento de João e o de Jesus, para que João fosse o precursor do Messias, Jesus. Isabel já era avançada em idade, mas não existe o impossível para Deus. Maria era uma jovem virgem, que ainda não tinha dormido com seu esposo, mas pelo poder do Espírito Santo ela engravidou. O nosso Deus é o Deus do impossível. Apenas creia.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA