O Senhor disse a Josué: “Não tenha medo nem desanime! Pegue todos os seus homens de guerra e avance contra Aí, pois eu lhe entreguei o rei de Aí, seu povo e sua terra. Josué 8:1

Em Josué 8, o líder de Israel é encorajado por Deus, que lhe apresenta a Sua estratégia para a vitória sobre Aí. Na primeira tentativa, Josué seguiu a sugestão dos espias, e mandou 3.000 homens contra Aí. Agora, seguindo as ordens de Deus, ele leva todo o exército, e separa 30.000 para ficarem escondidos atrás da cidade e os demais atrairiam o exército inimigo, simulando uma fuga para afastá-los da cidade. Josué também separa um outro grupo de 5.000 soldados para ficarem preparados para entrar em ação. Eles ficariam entre Betel e Aí (v.1-13).

Quando o rei de Aí viu o exército a frente de sua cidade, saiu em perseguição aos israelitas, que simularam uma fuga para o deserto. Todos os homens da cidade foram convocados. Mas, conforme orientação de Deus, Josué apontou sua lança para Aí, e os homens que estavam nas emboscadas saíram para conquistar e incendiar a cidade. Quando viram a fumaça na cidade, Josué e seus homens se voltam contra os inimigos, e os que tomaram a cidade vem em sua ajuda, fechando o cerco. Todos os inimigos foram mortos. O rei de Aí foi capturado vivo e levado a Josué, que mandou enforcá-lo. Somente os animais e os tesouros da cidade foram preservados (v.14-29).

Josué mandou construirem um altar com pedras não lavradas, e, com o povo, ofereceram holocaustos e ofertas de comunhão. Escreveu nas pedras a lei que Moisés lhes deixou. Dividiu o povo em dois grupos: um no monte Gerizim, e o outro, no monte Ebal. Entre os dois grupos ficaram os sacerdotes com a arca do concerto, conforme Moisés havia orientado ao povo, para que fossem abençoados pelo Senhor (v.30-35).

Antes de tomar qualquer decisão em nossa vida, devemos consultarmos ao Senhor. O conselho dos homens é bom, mas nunca superam os conselhos de Deus.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA