Amados, insisto em que, como estrangeiros e peregrinos no mundo, vocês se abstenham dos desejos carnais que guerreiam contra a alma. 1 Pedro 2:11

A Palavra de Deus adverte-nos claramente de que, a menos que nos abstenhamos das concupiscências carnais, a natureza física será levada a conflito com a espiritual. A concupiscência no comer luta contra a saúde e a paz. Assim é estabelecida uma guerra entre os atributos mais elevados do homem e os inferiores. As propensões subalternas, fortes e ativas, oprimem a alma. Os mais altos interesses do ser são postos em perigo por essa condescendência com apetites não sancionados pelo Céu (Conselhos Sobre Saúde, p. 576).

A saúde, o caráter e a própria vida são postos em perigo pelo uso de estimulantes que incitam as exaustas energias a uma ação antinatural, espasmódica (A Ciência do Bom Viver, p. 335).

Os condimentos são prejudiciais em sua natureza. A mostarda, a pimenta, as especiarias, os picles e coisas semelhantes irritam o estômago e tornam o sangue febril e impuro. […]

Chá [preto] e café não nutrem o organismo. […] O uso continuado desses irritantes nervosos é seguido de dores de cabeça, insônia, palpitação, indigestão, tremores e muitos outros males, pois eles gastam a força vital. […]

O fumo é um veneno lento, perigoso, por demais maligno. Seja qual for a forma de utilização, atua na constituição; é o mais perigoso, porque seu efeito é lento, e a princípio por assim dizer imperceptível. […] Seu uso estimula a sede de bebidas fortes, lançando em muitos casos a base para o hábito das bebidas alcoólicas (A Ciência do Bom Viver, p. 325-328).

Quanto ao chá [preto], ao café, fumo e bebidas alcoólicas, a única atitude segura é não tocar, não provar, não manusear (A Ciência do Bom Viver, p. 335).

A verdadeira temperança nos ensina a dispensar inteiramente todas as coisas nocivas e usar de forma prudente o que é saudável (Patriarcas e Profetas, p. 494).

O Espírito de Deus não pode vir em nosso auxílio e nos ajudar no aperfeiçoamento do caráter cristão enquanto estivermos condescendendo com nossos apetites com prejuízo da saúde (Temperança, p. 19).

Ellen G. White, 13/8/1959, MM 2921, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA