Mas tu, Belsazar, seu sucessor, não te humilhaste, embora soubesses de tudo isso. Daniel 5:22

Em Daniel 5, no banquete de Belsazar, aparece uma escritura na parede, desconhecida para os magos, e perturba o rei. Por recomendação da rainha, Daniel é chamado. Ele reprova o rei por seu orgulho e idolatria, lê e interpreta a escritura. E nessa mesma noite os medos e persas se apoderam do império, sob o comando de Dario.

A inscrição na parede (v.1-12):
Certa vez o rei Belsazar deu um grande banquete para mil dos seus nobres, e com eles bebeu muito vinho. Deu ordens para trazerem as taças de ouro e de prata que o seu avo, Nabuco­donosor, tinha tomado do templo de Jerusalém, para que o rei e os seus nobres, as suas mulheres e as suas concubinas bebessem nessas taças. Trouxeram as taças de ouro do templo de Deus, e o rei e seus convidados beberam nelas. Enquanto bebiam o vinho, louvavam seus deuses de ouro, de prata, de bronze, de ferro, de madeira e de pedra.
Então apareceram dedos de mão humana e escreveram no reboco da parede, na parte mais iluminada do palácio real. O rei observou a mão enquanto ela escrevia. Seu rosto ficou pálido, e ele ficou tão assustado que os seus joelhos batiam um no outro e as suas pernas vacilaram.
Ele mandou chamar os encan­tadores, astrólogos e os adivinhos e disse a esses sábios da Babilônia: “Quem ler essa inscrição e interpretá-la, revelando-me o seu significado, vestirá um manto vermelho, terá uma corrente de ouro no pescoço, e será o terceiro em meu reino”. Todos os sábios do rei vieram, mas não conseguiram ler a inscrição nem dizer ao rei o seu significado. Então o rei Belsazar ficou mais aterrorizado e o seu rosto, mais pálido. Seus nobres estavam alarmados.
A rainha-mãe, ao saber do acontecido, entrou na sala do banquete e disse: Ó rei, vive para sempre! Não fiques assustado nem tão pálido! Existe um homem em teu reino que possui o espírito dos santos deuses. Durante o reinado de Nabucodonosor, verificou-se que ele tinha percepção, inteligência e sabe­doria como a dos deuses. O rei o nomeou chefe dos magos, dos encantadores, dos astrólogos e dos adivinhos. Esse homem, Daniel, a quem o rei dera o nome de Beltessazar, tinha inteligência extraordinária e também a capacidade de interpretar sonhos e resolver enigmas e mistérios. Manda chamar Daniel, e ele te dará o significado da escrita.
Daniel interpreta a inscrição (v.13-31):
Daniel foi levado à presença do rei, que lhe disse: Você é Daniel, um dos exilados de Judá, trazidos por meu antecessor, o rei Nabucodonossor? Soube que o espírito dos deuses está em você, e que é cheio de percepção, entendimento e sabedoria. Os sábios e os encantadores não souberam dizer o significado. Soube que você é capaz de interpretar  e resolver mistérios. Se puder ler a inscrição e dizer-me o significado, será vestido com um manto vermelho e terá uma corrente de ouro no pesco­ço, e será o terceiro no meu reino.
Daniel respondeu: Podes guardar os presentes para ti mesmo e dar as tuas recompensas a outro. No entanto, lerei a inscrição e lhe direi o seu significado. Ó rei, o Deus altíssimo deu soberania, majestade, glória e honra ao seu antecessor, Nabucodonosor. Devido à alta posição que Deus lhe concedeu, homens de todas as nações, povos e línguas tremiam diante dele e o temiam.
Matava a quem queria; poupava a quem queria; promovia a quem queria; e humilhava a quem queria. No entanto, quando o seu coração se tornou arrogante e endurecido por causa do orgulho, ele foi deposto de seu trono real e despojado da sua glória. Foi expulso do meio dos homens e sua mente ficou como a de um animal; passou a viver com os jumentos selvagens e a comer capim como os bois; e o seu corpo se molhava com o orvalho do céu, até reconhecer que o Deus Altíssimo domina sobre os reinos dos homens e coloca no poder a quem ele quer.
Mas tu, Belsazar, não te humilhaste, embora soubesses de tudo isso. Ao contrário, te exaltaste acima do Senhor dos céus. Mandaste trazer as taças do templo do Senhor para que nelas bebessem tu e teus convidados. Louvaste os deuses feitos pelo homem, que não podem ver nem ouvir nem entender. Mas não glorificaste o Deus que sustenta em suas mãos a tua vida e todos os teus caminhos. Por isso ele enviou a mão que escreveu as seguintes palavras: MENE, MENE, TEQUEL, PARSIM. E este é o significado dessas palavras:
  • Mene: Deus contou os dias do teu reinado e determinou o seu fim.
  • Tequel: Foste pesado na balança e achado em falta.
  • Peres: Teu reino foi dividido e entregue aos medos e persas.
Então, por ordem de Belsazar, vestiram Daniel com um manto vermelho, puseram-lhe uma corrente de ouro no pescoço, e o proclama­ram o terceiro em importância no governo do reino. Naquela mesma noite Belsazar, rei dos babilônios, foi morto, e Dario, o medo, apoderou-se do reino, com a idade de 62 anos.

Belsazar sabia o que Deus tinha feito com seu avo, Nabucodonosor, que, por ser “soberbo e arrogante, acabou sendo tirado de seu trono e despojado de sua glória”. Mesmo assim desafiou a esse mesmo Deus, trazendo os utensílios santos para utilizar em sua bebedeira com seus convidados e adorar seus deuses mudos, surdos e cegos. A escrita na parede, era o decreto de morte por sua atitude arrogante, o que aconteceu nessa mesma noite. De Deus não se zomba. No momento oportuno o Senhor vai levar a cabo o Seu intento.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA