DEUTERONÔMIO 13 – ADVERTÊNCIA ACERCA DA IDOLATRIA

0
777

O Senhor, seu Deus, só será misericordioso se vocês ouvirem sua voz e obedecerem a todos os seus mandamentos que hoje lhe dou, para que façam o que é certo aos olhos do Senhor. Deuteronômio 13:18

Em Deuteronômio 13, Moisés alerta mais uma vez quanto a possível infiltração da idolatria no arraial de Deus. O povo deveria se precaver e estar sempre alerta. Viriam falsos profetas, ou sonhadores, anunciando sinais que poderiam se concretizar, mas deveriam ficar atentos, pois se fossem chamados para adorar outros deuses, estes deveriam ser executados (v. 1-3).

“Sigam somente ao Senhor, seu deus, e temam a ele somente”, esta era a orientação dada por Deus. Muitos viriam e virão, tentando afastar o povo de Deus de Seus caminhos. Mesmo que seja um parente muito próximo, como por exemplo, a própria esposa, um um de seus filhos, não deveriam poupá-los nem protege-los, os culpados deveriam ser executados, pois esse problema deveria ser tratado com toda fidelidade, para evitar esse mal entre o povo de Deus. Quando está em jogo o destino eterno, devem-se tomar medidas severas (v. 4-17).

Deus só será misericordioso se ouvirmos sua voz e obedecermos a todos os seus mandamentos, fazendo o que é certo diante dos olhos do Senhor. Hoje esses deuses que tentam a cada um de nós, são o materialismo, a riqueza, a popularidade, a política, o esporte, a moda, as diversões e por ai a fora. A igreja precisa vigiar para que não seja assolada com vários tipos de idolatria, dos quais a cobiça e um exemplo (v. 18).

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA