Ora, ao começarem estas coisas a suceder, exultai e erguei a vossa cabeça; porque a vossa redenção se aproxima. Lucas 21:28

Guilherme Miller é um dos grandes heróis da mensagem do advento. Sua contribuição foi profunda para resgatar a grande esperança que estava esquecida. Segundo o doutor Armitage, autor do livro A História dos Batistas, Miller era “um homem forte, de cabeça um tanto larga, com testa alta, de olhar suave e expressivo, e as inflexões de sua voz indicavam uma devoção das mais sinceras. […] Ele exercia uma influência benéfica em todos os que o cercavam, pelas muitas virtudes e pelo imaculado caráter”.

Miller era carismático, mas tinha uma visão humilde sobre si. Embora plenamente convicto da importância de sua mensagem, ele relutou muito em pregá-la. Depois de várias provas, aceitou apresentar um sermão na Igreja Batista de Dresden. Ao voltar para casa, recebeu outro convite e, daí para a frente, não teve mais descanso. Gostava de pregar sempre em igrejas pequenas, nos campos e aldeias. Entretanto, ao final de um culto em Exeter, New Hampshire, no ano de 1839, conheceu Joshua Himes, pastor da Igreja Cristã, da rua Chardon, em Boston, e essa história começou a mudar. Devido à convicção de Miller e à relevância da mensagem, Himes o convenceu a ir a grandes centros, como Boston, Nova York e Filadélfia. Em poucos meses, Miller pregou em quase todas as grandes cidades dos Estados Unidos.

A convicção desse grande homem de Deus fez com que a mensagem do advento alcançasse todo o território dos Estados Unidos. Quando o movimento ainda ganhava força, em 26 de março de 1832, Miller enviou uma carta ao pastor T. Hendryx, confirmando sua certeza. Nessa mensagem, ele dizia: “Os reinos deste mundo em breve serão destruídos pela ‘pedra cortada da montanha sem auxílio de mãos’, será em breve, quando os pecadores se converterão.”

Em 20 de maio do mesmo ano, ele enviou outra carta ainda mais forte. Tinha convicção de que o dia esperado estava chegando: “Estou mais e mais convencido de que o fim deste mundo está às portas. […] Ele vem! Ele vem! Veja, o Salvador vem! Ergam a cabeça, santos, Ele vem! Ele vem! Ele vem!”

Que tremenda certeza: “Ele vem! Ele vem! Ele vem!” A expectativa de Miller não se cumpriu ainda, mas em breve será realidade, e Jesus voltará. Mantenha firme a esperança, porque Quem prometeu é fiel.

Erton Köhler, Nossa Esperança, MM 2019, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA