Para que isto seja por sinal entre vós; e, quando vossos filhos, no futuro, perguntarem, dizendo: Que vos significam estas pedras? Josué 4:6

Depois de 40 anos, Israel estava quase chegando à Terra Prometida. Moisés havia morrido, e Josué era o novo líder do povo. Ao escolher esses dois líderes, Deus fez milagres especiais, como garantia de que estaria com eles. Quando Moisés começou, o Mar Vermelho foi aberto; quando Josué começou, as águas do rio Jordão foram represadas por Deus.

Nos dias de Josué, a travessia foi impressionante. As águas do Jordão pararam e formaram uma barragem invisível. Depois que todos haviam passado, Deus pediu que fossem recolhidas 12 pedras, como símbolo da libertação. Ele estava pensando nas novas gerações: “Quando vossos filhos, no futuro, perguntarem, dizendo: Que vos significam estas pedras?, então, lhes direis que as águas do Jordão foram cortadas diante da arca da Aliança do Senhor […]. Estas pedras serão, para sempre, por memorial aos filhos de Israel” (Js 4:6, 7).

Como família, igreja e educadores, precisamos refletir sobre o tipo de “pedras” que estamos deixando para as novas gerações. O que estamos fazendo para que, no futuro, nossos filhos continuem caminhando com o Senhor e permanecendo fiéis a Ele?

A família tem um papel fundamental. Se os pais forem coerentes, intencionais e oferecerem uma educação com valores realmente cristãos, colocarão “pedras” que durarão por toda a vida e alcançarão a eternidade.

A igreja também tem ferramentas preciosas como uma rede de escolas, os clubes de Desbravadores e Aventureiros, além dos departamentos infantis da Escola Sabatina. Esses ministérios têm material de apoio relevante, linguagem apropriada e líderes comprometidos com os valores de nossa fé. Podem fazer uma grande e positiva diferença.

Os professores têm as maiores oportunidades. Os alunos estão em suas mãos para ser moldados, muitas horas cada semana. No entanto, precisam entender que sua missão vai além de ensinar; são chamados a transformar vidas. Na fase escolar, precisamos de “pedras” que deixem marcas profundas na caminhada com o Senhor.

Nossas crianças, juvenis e jovens estão se preparando para entrar na nova Terra e precisam desesperadamente de referências espirituais. Faça o que estiver a seu alcance para ter uma experiência real com Deus. Dessa forma, as novas gerações manterão viva a nossa esperança.

Erton Köhler, Nossa Esperança, MM 2019, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA