No monte das Oliveiras, achava-Se Jesus assentado, quando se aproximaram Dele os discípulos, em particular, e Lhe pediram: Dize-nos quando sucederão estas coisas e que sinal haverá da Tua vinda e da consumação do século. Mateus 24:3

Em 2010, pouco antes do início da Copa do Mundo da África do Sul, recebi uma apostila com mais ou menos 30 páginas. Nela alguém apresentava sua “visão profética” de como aquele evento esportivo seria o último sinal do fim do mundo. Por meio de uma pirâmide, o autor tentava me convencer de que havia uma combinação de resultados em cada uma das copas, e isso demonstrava a existência de um poder religioso no controle de tudo. A pessoa profetizava ainda que seu país seria o campeão, e todas as coisas se esclareceriam. Seu país não venceu, nada se esclareceu, e o fim não chegou.

Foi apenas mais uma tentativa de descobrir o último sinal ou encontrar o período aproximado da volta de Jesus. Os discípulos também tinham essa curiosidade. Por isso, foram a Jesus pedindo esclarecimentos: “Dize-nos quando sucederão estas coisas e que sinal haverá” (Mt 24:3). Queriam conhecer com mais precisão o tempo e os sinais.

Para protegê-los, “Jesus não respondeu aos discípulos falando em separado da destruição de Jerusalém e do grande dia de Sua vinda. Misturou a descrição dos dois acontecimentos” (O Desejado de Todas as Nações, p. 628). Por outro lado, Ele também tentou ajudá-los a não se concentrar na data, mas no acontecimento.

Nesse contexto, Ellen White afirmou: “Não poderemos dizer que Ele virá daqui a um ano, ou dois, ou cinco anos, nem devemos postergar Sua vinda com a declaração de que não se dará antes de dez ou vinte anos. […] Não nos é dado saber o tempo definido […] da vinda de Cristo” (Evangelismo, p. 221). Você não precisa saber o dia em que Cristo irá voltar para estar preparado hoje.

Tentar definir o tempo ou especular sobre os sinais é uma estratégia do inimigo para empobrecer o preparo, promover a motivação equivocada e desacreditar a mensagem. Devemos acompanhar os sinais com interesse, mas analisá-los com prudência, gastando menos tempo com cálculos, segredos e especulações. Isso nos afasta da mensagem e ainda pode nos tirar do Céu.

Concentre seu tempo e energias em menos especulação e mais preparação. Assim você estará sempre pronto para o encontro com o Senhor.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA