Maria, pois, escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada. Lucas 10:42

O dia de hoje marca os 210 anos do nascimento de dois homens que fizeram escolhas muito diferentes. Abraham Lincoln e Charles Darwin nasceram em 12 de fevereiro de 1809, separados por poucas horas e pelos lados opostos do Atlântico: Lincoln, nos Estados Unidos, e Darwin, na Inglaterra. Aos 22 anos, saíram para enfrentar a vida e foram moldados nas águas. Lincoln trabalhando em um barco no rio Mississipi, e Darwin, viajando ao redor do mundo no navio HMS Beagle.

Entre o fim da década de 1850 e o início de 1860, ambos tiveram suas maiores realizações. Darwin se tornou um famoso naturalista e escreveu seu livro mais famoso, intitulado A Origem das Espécies. Lincoln se tornou o
16o presidente dos Estados Unidos e o libertador dos escravos norte-americanos.

Darwin dedicou sua vida ao estudo da ciência e do desenvolvimento dos seres vivos, mas sempre alimentando o conflito entre ciência e fé. Destruiu a confiança de muita gente na revelação e na criação. Durante toda sua vida foi cauteloso ao emitir opinião sobre temas espirituais. Era casado com uma mulher muito religiosa e queria poupar a família de desconfortos. Ao longo dos anos, escreveu muitas cartas, mas em nenhuma delas admitiu não acreditar em Deus. Aos 71 anos, ele enviou uma carta de três linhas para um advogado inglês, identificado como Frederick McDermott, em que finalmente assumiu: “Não creio na Bíblia como revelação divina; portanto, também não acredito em Jesus como o Filho de Deus.”

Já Abraham Lincoln fortaleceu a fé e a unidade de seu povo. Enfrentou várias derrotas até chegar à liderança de seu país, superou a guerra civil e aboliu a escravatura, mas resgatou a nação. Foram dele as palavras: “Senhor, minha ­preocupação não é se Deus está do nosso lado; minha maior preocupação é estar do lado de Deus, porque Deus sempre está certo.” Sua vida foi tão marcante, que somente Jesus e Napoleão Bonaparte foram mais biografados do que ele.

Dois homens, duas oportunidades e duas histórias. Darwin rejeitou Cristo, a religião e a Bíblia. Lincoln afirmou: “Eu entendo que um homem possa olhar para baixo, para a terra, e ser um ateu; mas não posso conceber que ele olhe para os céus e diga que não existe Deus.” E você, que escolhas está fazendo?

Erton Köhler, Nossa Esperança, MM 2019, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA