Ordene aos filhos de Israel que lancem para fora do arraial todo leproso, todo o que padece fluxo e todo imundo por ter tocado em algum morto… para que não contaminem o arraial, no meio do qual eu habito.
– Números 5:2-3

Em Números 5, Deus demonstra Sua preocupação com a saúde do povo, e sua intenção em evitar uma epidemia entre eles. Então ordena que todas as pessoas que tivessem algum problema com sua saúde, que pudesse comprometer os demais, deveriam ser retirados das proximidades do acampamento, até que estivessem saudáveis novamente. Praticamente ficariam em quarentena (v.1-4).

Também falou Deus à Moisés: “‘quando homem ou mulher ofender ao Senhor prejudicando outra pessoa, será culpado” (v.6-10). Um pecado contra o próximo era considerado pecado contra Deus, e nesse cado, deveriam confessar o pecado que cometeram, e pagar uma indenização acrescentando 1/5 parte, dando tudo àquele contra quem se fez culpado. Deus também se preocupava com os relacionamentos entre as pessoas.

Um terceiro item tratado neste capítulo é com respeito ao ciúme dos maridos para com suas esposas, sobre a possibilidade de elas terem adulterado. As mulheres eram levadas diante do sacerdote, e ali eram submetidas a um teste, onde o sacerdote colocaria em uma vasilha “àgua santa, e pó do chão e faria com que ela bebesse essa água amarga, que trazia consigo a maldição sobre os culpados, fazendo o Senhor com que a mulher ficasse estéril, fazer seu útero encolher e seu abdômen inchar, caso ela tenha adulterado (v.11-31). Se a mulher não tivesse se contaminado com outro homem, e estivesse limpa, então, seria livre e conceberia (v.28). Deus também se preocupava com o relacionamento familiar.

Deus mostra a Sua preocupação com o bem-estar de todos os Seus filhos, tanto na saúde, como nos relacionamentos e também com o sagrado matrimônio. Ele cuida de cada detalhe de nossa vida.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA