Mas existe um Deus nos céus que revela os mistérios. Ele mostrou ao rei Nabucodonosor o que acontecerá nos últimos dias. – Daniel 2:28

Em Daniel 2, o rei Nabucodonosor tem um sonho, se esquece dele, e ordena que os caldeus o relatem mediante promessas e ameaças. Estes, ao reconhecerem sua incapacidade, são sentenciados à morte. Daniel pede para ser levado a presença do rei e interpreta o sonho. Como prêmio Daniel é promovido.

O sonho de Nabucodonosor (v.1-11):
No 2o ano de seu reinado, Nabucodonosor teve sonhos perturbadores a ponto de não conseguir mais dormir. Convocou os  encantadores, magos, feiticeiros e astrólogos para lhe dizerem o que sonhara. Quando vieram e se apresentaram ao rei, este lhes disse: “Tive um sonho que me perturba e quero saber o que significa”. Então os astrólogos responderam em aramaico: “Ó rei, vive para sempre! Conta o sonho aos teus servos, e nós o interpretaremos”.
O rei respondeu: “Esta é a minha decisão: se vocês não me disserem qual foi o meu sonho e não o interpretarem, farei que sejam cortados em pedaços e que as suas casas se tornem montes de entulho. Mas, se me revelarem o sonho e o interpretarem, lhes darei presentes, recompensas e grandes honrarias. Portanto, revelem-me o sonho e a sua interpretação.
Eles responderam: “Conte o rei o sonho a seus servos, para que o  interpretemos”. O rei respondeu: Já descobri que vocês estão tentando ganhar tempo, pois sabem da minha decisão. Se não me contarem o sonho, todos vocês receberão a mesma sentença; pois combinaram enganar-me com mentiras, esperando que a situação mudasse. Contem-me o sonho, e saberei que vocês são capazes de interpretá-lo para mim.
Eles responderam ao rei: Não há homem na terra que possa fazer o que o rei está pedindo! Nenhum rei, por maior e mais poderoso que tenha sido, pediu uma coisa dessas a nenhum mago, encantador ou astrólogo. O que o rei está pedindo é difícil demais; ninguém pode revelar isso ao rei, senão os deuses, e eles não vivem entre os mortais.
Decreto de morte (v.12-23):
O rei ficou tão furioso que ordenou a execução de todos os sábios da Babilônia, e emitiu um decreto para isso. Os encarregados saíram à procura de Daniel e seus amigos, para matá-los. Arioque, o comandante da guarda do rei, já se preparava para matar os sábios da Babilônia, quando Daniel dirigiu-se a ele com sabedoria e bom senso, e lhe perguntou: “Por que o rei emitiu um decreto tão seve­ro?” Arioque explicou o motivo a Daniel. Diante disso, Daniel foi pedir ao rei que lhe desse um prazo, e ele daria a interpretação. Voltou para casa, contou o problema aos seus amigos Hananias, Misael e Azarias, e lhes pediu que rogassem ao Deus dos céus que tivesse misericórdia e lhes revelasse o segredo para que não fossem mortos com os outros sábios.
Então o mistério foi revelado a Daniel de noite, numa visão. Daniel louvou o Deus dos céus  e disse: “Louvado seja o nome de Deus para todo o sempre; a sabedoria e o poder a Ele pertencem. Ele muda as épocas e as estações; destrona reis e os estabelece. Dá sabedoria aos sábios e conhecimento aos que sabem discernir. Revela coisas profundas e ocultas; conhece o que jaz nas trevas, e a luz habita com ele. Eu te agradeço e te louvo, ó Deus dos meus antepassados; tu me deste sabedoria e poder, e revelaste o que te pedimos, o sonho do rei”.
Daniel interpreta o sonho (v.24-45):
Então Daniel foi falar com Arioque e lhe disse: “Não execute os sábios. Leve-me ao rei, e eu interpretarei para ele o sonho que teve”. Ele levou, imediatamente Daniel ao rei e disse: “Encontrei um homem entre os exilados de Judá que pode dizer ao rei o signifi­cado do sonho”. O rei perguntou a Daniel: “Você é capaz de contar-me o que vi no meu sonho e interpretá-lo?” Daniel respondeu: “Não existem sábios, encan­tadores, magos ou adivinhos capazes de revelar o segredo do rei. Mas existe um Deus nos céus que revela os mistérios. Ele mostrou ao rei o que acontecerá nos últimos dias. O sonho e as visões que passaram por tua mente quando estavas deitado foram os seguintes”:
“Enquanto dormia, Deus, aquele que revela os mistérios, lhe revelou o que acontecerá no futuro. Eu sei o segredo de seu sonho não porque sou mais sábio que os outros, mas porque Deus deseja que o rei entenda o que se passava em seu coração. Tu olhaste, ó rei, e diante de ti estava uma grande estátua brilhante de aparência assustadora. A cabeça da estátua era de ouro puro, o peito e os braços eram de prata, o ventre e os quadris eram de bronze, as pernas eram de ferro, e os pés eram em parte de ferro e em parte de barro. Enquanto observavas, uma pedra soltou-se, sem auxílio de mãos, atingiu a estátua nos pés de ferro e de barro e os esmigalhou. Então o ferro, o barro, o bronze, a prata e o ouro foram despedaçados, viraram pó. O vento os levou sem deixar vestígio. Mas a pedra que atingiu a estátua tornou-se uma montanha e encheu a terra toda”.
“Agora lhe direi o significado: tu, ó rei, és rei de reis. O Deus dos céus concedeu-te domínio, poder, força e glória; nas tuas mãos ele colocou a humanidade, os animais selvagens e as aves do céu. Onde quer que vivam, ele fez de ti o governante deles todos. Tu és a cabeça de ouro”.
“Depois de ti surgirá um outro reino (prata), inferior ao teu. Em seguida surgirá um 3o reino (bronze), que governará toda a terra. Finalmente, haverá um 4o reino, forte como o ferro. Esse reino esmagará e despedaçará todos os impérios anteriores, como o ferro esmaga e depedaça tudo que ele atinge. Os pés e os dedos que o rei viu,  mistura de ferro e barro, mostram que esse reino será dividido. Como ferro misturado com barro, ele terá um tanto da força do ferro, e em parte frágil como o barro. Buscarão fazer alianças políticas por meio de casamentos, mas a união decorrente dessas alianças não se firmará, assim como o ferro não se mistura com o barro”.
“Na época desses reis, o Deus dos céus estabelecerá um reino que jamais será destruído ou conquistado. reduzirá os outros reinos e os exterminará, mas esse reino durará para sempre. Esse é o significado da visão da pedra que se soltou de uma montanha, sem auxílio de mãos, e esmigalhou o ferro, o bronze, o barro, a prata e o ouro. “O Deus poderoso mostrou ao rei o que acontecerá no futuro. O sonho é verdadeiro, e a interpretação é fiel”.
Nabucodonosor recompensa Daniel (v.46-49):
Então o rei se prostrou diante de Daniel, prestou-lhe honra e ordenou que lhe fosse apresentada uma oferta de cereal e incenso. O rei lhe disse: “Não há dúvida de que o seu Deus é o Deus dos deuses, o Senhor dos reis e aquele que revela os mistérios, pois você conseguiu revelar esse mistério”.
O rei colocou Daniel num alto cargo e o cobriu de presentes. O designou governante de toda a província da Babilônia e o encarregou de todos os sábios da província. Além disso, a pedido de Daniel, nomeou Sadraque, Mesaque e Abede-Nego administradores da província da Babilônia, enquanto o próprio Daniel permanecia na corte do rei.

Deus tinha uma mensagem para o rei de Babilônia. Havia representantes nos palácios de Nabucodonosor por meio dos quais Deus podia comunicar o conhecimento de Si mesmo. Deus não faz acepção de pessoas, nem de nações. Seu objetivo é salvar a tantos quantos desejem, de qualquer tribo ou nação. Ele queria salvar os antigos babilônios, Israel, você e a mim também.

2 COMENTÁRIOS

  1. Boa noite seu Alípio, gostaria de saber como conseguiu está imagem da estátua do sonho de Nabucodonosor porque desejo fazer um vídeo e preciso de uma imagem igual a sua e gostaria de saber se o Sr sabe o dono desta imagem ou se for sua se poderia me permitir que eu use está imagem para fazer o vídeo sobre o sonho de Nabucodonosor e Daniel, para falar sobre os Governos Mundiais e suas pretensões, e que Deus já determinou que nenhuma Nação atual não deverá obter o domínio de Império Mundial. Aguardo seu retorno!

    • Bom dia Paulo! A imagem não me pertence, e eu a achei procurando no Google, imagens, por “A estatua de Daniel e os reinos”.
      Obrigado pela visita ao meu blog! O Senhor te abençoe!

DEIXE UMA RESPOSTA