Então, a nuvem cobriu a tenda da congregação, e a glória do SENHOR encheu o tabernáculo. – Êxodo 40:34

No Êxodo 40, depois de tudo pronto, com relação ao Tabernáculo e todos os seus componentes, Deus orientou a Moisés sobre a montagem do mesmo, e disse até o dia em que a obra de montagem deveria começar: “no primeiro dia do primeiro mês” (v.2), e isso já era no início do segundo ano da saída do Egito. Deu toda a sequência e Moisés foi fazendo tudo “segundo o SENHOR ordenara” (v.19). Na realidade, para cada passo na montagem, feito pela equipe de Moisés, tudo era feito “segundo o SENHOR ordenara” e isso é mencionado por sete vezes (v.19, 21, 23, 25, 27, 29 e 32). Outro detalhe importante é que tudo deveria ser ungido com o óleo da unção (v.9-10) e deveriam ser consagrados a Deus, e seriam santos.

Arão e seus filhos deveriam ser lavados com água (v.12), receberem suas vestes sagradas, e serem consagrados para o oficio de sacerdotes do Senhor (v.13-14) e ungi-los pois seriam responsáveis pelo sacerdócio perpetuo, durante as suas gerações.

Moisés pegou as tábuas da aliança e as colocou dentro da arca. Prendeu à arca as varas para transportá-las e a cobriu com a tampa, o lugar da expiação. Trouxe-a para dentro da tenda do encontro e pendurou a cortina interna que a protegia. Foi o primeiro item a ser transportado para dentro do Tabernáculo, para o lugar santíssimo (v.20-21).

Assim que Moisés acabou a obra (v.33), e isso foi feito no mesmo dia, a nuvem cobriu a tenda da congregação, e a gloria do Senhor encheu o tabernáculo (v.34) e Moisés não podia entrar na tenda da congregação pois a gloria do SENHOR enchia o tabernáculo (v.35). Assim Deus demonstrou aprovação por tudo que tinha sido feito. Este era o plano de Deus, para morar junto com o Seu povo. O SENHOR e um Deus de ordem, meticuloso, e deseja que seus filhos façam tudo “segundo o SENHOR ordenara”, assim como Moisés o fez.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA