Mesmo que Noé, Daniel e Jó estivessem ali, por sua retidão eles só poderiam livrar a si mesmos, diz o  Soberano Senhor. Ezequiel 14:14

Em Ezequiel 14, Deus responde aos idólatras segundo o coração deles. Exorta-os ao arrependimento, por temor aos juízos que cairiam por causa dos falsos profetas. Também fala da irrevogável sentença de que haveria:  fome, animais ferozes, espada e peste. Mas, deixará um remanescente como exemplo para os demais.

A idolatria dos lideres de Israel (v.1-11):
Algumas das autoridades de Israel vieram e se sentaram diante de mim. Então o Senhor me falou: “Filho do homem, estes homens ergueram ídolos em seus corações e puseram tropeços ímpios diante de si. Devo deixar que me consultem? Diga-lhes: ‘Assim diz o Senhor: Quan­do qualquer israelita erguer ídolos em seu coração e puser um tropeço diante do seu rosto e  for consultar um profeta, eu responderei a ele conforme a sua idolatria. Isto farei para reconquistar o coração do meu povo, que me abandonou para seguir ídolos'”.
Diga à nação de Israel: Assim diz o Senhor: “Arrependa-se! Desvie-se dos seus ídolos e renuncie as práticas detestáveis! Quando qualquer israelita ou estrangeiro, residente em Israel, separar-se de mim, erguer ídolos em seu coração e puser um tropeço diante de si e for a um profeta para me consultar, eu mesmo, responderei a ele. Voltarei o meu rosto contra e­le e farei dele um exem­plo ao elimina-lo do meio do meu povo. E vocês saberão que eu sou o Senhor”.
“Se o profeta for enganado e levado a transmitir uma mensagem, é porque eu, o Senhor, o enganei.  Levantarei o meu braço contra ele e o eliminarei do meio de Israel. O profeta será tão culpado quanto aquele que o consultar; ambos serão castigados. Isso para que a nação de Israel não se desvie mais de mim, nem se contamine com seus pecados. Serão o meu povo, e eu serei o seu Deus. Palavra do Senhor”.
A certeza do julgamento divino (v.12-23):
Então o Senhor me disse: “Fi­lho do homem, se uma nação pecar contra mim por infidelidade, estenderei contra ela o meu braço para cortar o seu sustento, enviarei fome e exterminarei seus homens e seus animais. Mesmo que Noé, Daniel e Jó estivessem nela, por sua retidão eles só poderiam livrar a si mesmos. Palavra do Soberano, o Senhor.
  • Se eu enviar animais selvagens para aquela nação e eles a deixarem sem filhos e ela for abandonada de tal forma que ninguém passe por ela, com medo dos animais;
  • Ou, se eu trouxer a espada contra aquela nação e disser: Que a espada passe por toda esta terra, e eu exterminar dela os homens e os animais;
  • Ou, se eu enviar uma peste contra aquela terra e despejar sobre ela a minha ira derramando sangue, exterminando seus homens e  animais, tão certo como eu vivo, diz o Senhor, mesmo que Noé, Daniel e Jó estivessem nela, eles não poderiam livrar seus filhos e suas filhas. Por sua justiça só poderiam livrar a si mesmos. 
Pois assim diz o Senhor: “Quanto pior será quando eu enviar contra Jerusalém os meus quatro terríveis juízos: espada, fome, animais selvagens e peste, para com eles exterminar os seus homens e animais! Contudo, haverá sobreviventes; filhos e filhas que serão retirados dela. Eles se juntarão a vocês no exílio em Babilônia e, quando vocês virem a conduta e as ações deles, vocês se sentirão consolados com relação à desgraça que eu trouxe sobre Jerusalém. Quando virem a conduta e as ações deles, saberão que não agi sem motivo em tudo quanto fiz ali. Palavra do Soberano, o Senhor.

Ninguém pode esperar conhecer plenamente o que Deus quer que ele ou ela faça, a menos que seu coração seja verdadeiramente submisso à vontade divina. O coração não regenerado, não controlado pelo Espírito Santo, não pode entender as coisas de Deus ( I Corintios 2:14). Mesmo que a mente carnal fosse instruída, ela iria entender mal, e distorcer as coisas divinas, pois os seres humanos creem apenas no que desejam crer. Deus nunca coage a vontade humana, permite que essas criaturas obstinadas se apeguem a seus enganos. Permita que o Espírito Santo faça Seu trabalho em tua vida.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA