Se o Senhor mandou este homem para me amaldiçoar, quem são vocês para questioná-lo? II Samuel 16:10

Em II Samuel 16, na fuga de Davi, Ziba, servo de Mefibosete já o aguardava, com dois jumentos carregado com pães, bolos de passas, frutas de verão e vinho, tanto para o rei, como para a sua comitiva. Ao ser questionado sobre Mefibosete, Ziba mentiu dizendo que ele havia ficado em Jerusalém, na esperança de que o povo de Israel lhe devolvesse o reino. Davi, em uma atitude apressada, lhe deu tudo o que havia dado para Mefibosete (v.1-4).

Na sequência da fuga de Davi, é a vez de Simei, um descendente de Saul, ofender a Davi e atirar pedras em direção a ele e seus soldados. O interessante é que Davi entende que essas ofensas vem da parte de Deus, e não reage, achando-se merecedor por causa de seus pecados: “Se o Senhor mandou este homem me amaldiçoar, quem são vocês, filhos de Zeruia, para questioná-lo?”. Finalmente o rei, e toda a sua comitiva chegou exaustos ao rio Jordão, e descansaram ali (v. 5-14).

Enquanto isso, Absalão e uma multidão de israelitas que o acompanhavam, entraram em Jerusalém, acompanhados por Aitofel. Não houve resistência contra a chegada deles. Husai aproveita o momento para se apresentar a Absalão e se colocar a disposição para aconselhá-lo como também aconselhou a Davi. Aitofel orientou a Absalão a ter relações a céu aberto com as 10 concubinas de Davi, para que todos soubessem quem estava reinando e que não haveria possibilidade de reconciliação com Davi (v.15-23).

Absalão se saiu muito bem em seu primeiro intento, que era o de tomar Jerusalém e o reinado de Davi. Enquanto isso o rei continuava sua fuga. Um pai que não teve autoridade suficiente para educar os seus filhos nos caminhos do Senhor, agora pagava por suas faltas. Permita que o Senhor seja o Seu guia a cada dia de tua vida.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA