Procurei entre eles um homem que erguesse o muro e se pusesse na brecha diante de mim e em favor desta terra, para que eu não a destruísse, mas não encontrei nenhum. Ezequiel 22:30

Em Ezequiel 22, o profeta apresenta uma lista dos pecados de Jerusalém. Deus avisa que os fundirá como escória na fornalha. A corrupção geral dos profetas, sacerdotes, príncipes chegou até ao povo, que acaba tentando tirar proveito dos mais humildes.

Os pecados de Jerusalém (v.1-16):
Veio a mim esta palavra do Senhor: Filho do homem, você está preparado para julgar essa cidade sanguinária? Então confronte-a com todas as suas práticas repugnantes e diga: Assim diz o Senhor: “Ó cidade, que traz condenação sobre si mesma por derramar sangue em seu meio e por se contaminar fazendo ídolos! Você se tornou culpada por isso. Você apressou o seu dia; chegou o fim dos seus anos. Por isso farei de você objeto de zombaria para todas as nações”.
“Veja como cada príncipe de Israel usa o seu poder para derramar sangue. Desprezam pai e mãe, oprimem o estrangeiro e maltratam o órfão e a viúva. Desprezam as minhas coisas santas e profanam os meus sábados.  Em seu meio há caluniadores, prontos para derramar sangue; há os que comem nos santuários dos montes e fazem coisas obscenas; há quem tem relações sexuais com a esposa do próprio pai, e os que têm relações com as mulheres nos dias de menstruação. Adulteram com a mulher do seu vizinho, contaminam a sua nora, e desonram a sua própria irmã. Há os que aceitam suborno para derramar sangue; agiotas cobrando juros abusivos, extorquindo o próximo. E se esquecem de mim”. Palavra do Soberano Senhor. 
“Agora, porém, bato palmas com indignação por causa do ganho desonesto e do derramamento de sangue em seu meio. Quão forte e corajosa você será no dia do acerto de contas? Eu, o Senhor, falei, e o farei. Dispersarei você entre as nações e a espalharei pelas terras; e darei fim à sua impureza. Quando você tiver sido desonrada entre as nações, você saberá que eu sou o ­Senhor”.
A fornalha de refinar do Senhor (v.17-22):
Então recebi esta mensagem do Senhor: Filho do homem, a nação de Israel tornou-se coisa desprezível, sem valor, que resta depois de fundir a prata. São refugo, uma mistura inútil de cobre, estanho, ferro e chumbo. Por isso, assim diz o Senhor: “Visto que vocês se tornaram escória, eu os ajuntarei em Jerusalém. Como a prata, cobre, ferro, chumbo e estanho são derretidos na fornalha, assim eu os derreterei com o calor de minha ira ardente. Eu os reunirei e soprarei sobre vocês o fogo de minha ira, e vocês derreterão como a prata.  Então saberão que eu, o Senhor, derramei a minha ira sobre vocês”.
Os pecados dos líderes de Israel (v.23-31):
Recebi outra mensagem do Senhor: Filho do homem, diga a Israel: “No dia de minha indignação, vocês serão como uma terra contaminada, sem chuva. Seus líderes tramam conspirações, como leões à espreita da presa. Devoram pessoas, apanham tesouros e objetos preciosos e fazem muitas viúvas. Seus sacerdotes não guardam a minha lei e profanam minhas ofertas sagradas; não fazem distinção entre o sagrado e o profano; ensinam que não existe nenhuma diferença entre o puro e o impuro; e fecham os olhos quanto à guarda dos meus sábados, de maneira que sou desonrado no meio deles”.
“Seus líderes são como lobos que despedaçam suas presas; derramam sangue e matam gente para obter ganhos injustos. Seus profetas disfarçam esses feitos enganando o povo com visões falsas e adivinhações mentirosas. Dizem: “Assim diz o Senhor”, quan­do Eu não lhes disse coisa alguma. O povo da terra pratica extorsão e comete roubos; oprime os pobres e os necessitados e maltrata os estrangeiros, negando-lhes justiça”.
Procurei entre eles um homem que erguesse o muro e se pusesse na brecha diante de mim e em favor desta terra, para que eu não a destruísse, mas não encontrei nenhum. Por isso derramarei a minha ira sobre eles e os consumirei com o meu grande furor; sofrerão as consequências de tudo o que fizeram. Palavra do Soberano Senhor.

Para não sermos enganados (v.28), devemos usar de alguns critérios que ajudem a distinguir entre o certo e o errado, para não incorrer nos pecados de Israel. Esses critérios dever ser usados para testar qualquer crença que supostamente afirme basear-se na Bíblia.

  • A Bíblia deve ser estudada com oração. Somente o Espírito Santo pode nos dar o entendimento (I Corintios 2:14);

  • É preciso haver disposição para seguir a luz revelada (João 7:17);

  • O texto bíblico deve ser interpretado segundo o contexto geral de toda a Escritura;

  • A Bíblia deve ser sua própria intérprete.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA