Chegando José, trouxeram-lhe para dentro o presente que tinham em mãos; e prostraram-se perante ele até a terra. Gênesis 43:26

Os irmãos voltam ao Egito (v.1-14):

Em Gênesis 43, como a fome continuava rigorosa na terra, quando acabou o mantimento que trouxeram do Egito, Jacó disse que eles deveriam retornar para comprar mais mantimentos.  Mas Judá o advertiu de que não poderiam retornar sem Benjamim. Jacó os questionou: “Porque contaram que tinham outro irmão?” Judá respondeu: “Ele nos interrogou sobre nossa família, se nosso pai ainda está vivo? Vocês têm outro irmão?” Então disse: “Deixa o jovem ir comigo e partiremos do contrário, morreremos de fome. Eu me comprometo pela segurança dele”.
Jacó concordou e mandou levarem alguns dos melhores produtos da terra na bagagem como presente ao tal homem: bálsamo, mel, algumas especiarias e mirra, algumas nozes de pistache e amêndoas.  Também deveriam levar a prata em dobro. Abençoou-os e os despediu.
José hospeda seus irmãos (v.15-23):
Quando José viu Benjamim, orientou o administrador de sua casa a preparar uma carne especial e levá-los para almoçar com ele ao meio-dia.
Eles temeram e pensaram que José iria se vingar deles tomando seus pertences e os prendendo com Simão. Por isso, dirigiram-se ao administrador da casa de José e lhe disseram:  “cada um de nós encontrou a prata que tínhamos trazido, na quantia exata. Por isso a trouxemos de volta conosco, além de mais prata, para comprar comida. Não sabemos quem pôs a prata em nossa bagagem”.
“Fiquem tranquilos”, disse o administrador. “Isso foi um presente do Deus de seu pai, pois eu recebi a  prata de vocês.” Então soltou Simeão e o levou à presença deles. Em seguida os levou à casa de José, deu-lhes água para lavarem os pés e forragem para os seus jumentos.  
O banquete no palácio de José (v.26-34):
Quando José chegou, eles trouxeram os presentes e curvaram-se diante dele até o chão. José lhes perguntou pelo pai deles, e se o jovem era o irmão caçula. Disse a Benjamim: “Deus lhe conceda graça, meu filho”.  José saiu depressa da sala, e entrando em seu quarto, chorou. Lavou o rosto,  retornou, e disse: “Sirvam a comida”.
Serviram a ele em separado dos seus irmãos e também dos egípcios que comiam com ele, porque para estes era sacrilégio comer com os hebreus.  Seus irmãos foram colocados à mesa perante ele por ordem de idade, do mais velho ao mais moço, e olhavam perplexos uns para os outros. Então ­lhes serviram da comida da mesa de José, e a porção de Benjamim era cinco vezes maior que a dos outros. E eles festejaram e beberam à vontade. Ele os estava testando.

 José estava trabalhando com as emoções de seus irmãos criando uma série de expectativas, mas bem mais moderadas do que as que eles usaram para com José, ao vendê-lo para os estrangeiros. Até o sentar-se a mesa conforme a idade de cada um, causou-lhes mais surpresa ainda, pela “coincidência”, e se “maravilhavam entre si”. Por mais que as pessoas tenham nos prejudicados, devemos permitir que Deus seja Deus em nossa vida, e fazer tudo de acordo com Sua vontade. Deus deve estar sempre no controle de nossa vida e sentimentos.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA