Levarei você a um fim terrível e você já não existirá. Será procurada, e jamais será achada. Palavra do Soberano Senhor. Ezequiel 26:21

Em Ezequiel 26, Deus revela a profecia contra Tiro por menosprezar Jerusalém; ela vai do capítulo 26 ao 28. Também o profeta fala sobre o poder de Nabucodonosor contra os moradores de Tíro e o lamento e espanto do mar pela queda desse povo. Há um paralelo de Ezequiel 26-28 com o Apocalipse 17-18.

Mensagem para Tiro (v.1-14):
No 12o. ano do cativeiro do rei Joaquim, no 1o dia do mês (3/2) , veio a mim esta palavra do Senhor: Filho do homem, visto que Tiro se alegrou com a queda de Jerusalém, e disse: “O portal das rotas comerciais do leste está quebrado, e as suas portas se me abriram; agora que ela jaz em ruínas, eu prosperarei”, por isso assim diz o Senhor: “Sou seu inimigo e trarei muitas nações contra você; virão como o mar quando eleva as suas ondas. Destruirão os muros de Tiro e derrubarão suas torres; eu espalharei o seu entulho e farei dela uma rocha nua.  Fora, no mar, ela se tornará um local propício para estender redes de pesca, pois eu falei”. Palavra do Senhor. “Ela se tornará despojo para as nações, e em seus territórios no continente será feita grande destruição pela espada. E saberão que eu sou o Senhor”.
“Do norte trarei contra Tiro, Nabucodonosor, rei da Babilônia, com cavalos e carros de guerra, com seus condutores e um grande exército. Ele desfechará com a espada um violento ataque contra os seus territórios no continente. Construirá obras de cerco e uma rampa de acesso aos seus muros. E armará uma barreira de escudos contra você. Ele dirigirá as investidas dos seus aríetes contra os seus muros e com armas de ferro demolirá as suas torres. Seus cavalos serão tantos que cobrirão você de poeira. Seus muros tremerão com o barulho dos cavalos e dos carros, quando ele entrar por suas portas como quem entra numa cidade cujos muros foram derrubados. Os cavaleiros pisotearão todas as suas ruas, Matarão o seu povo à espada, e as suas resistentes colunas ruirão”.
“Despojarão sua riqueza e saquearão seus suprimentos; derrubarão seus muros, suas lindas casas e lançarão ao mar as suas pedras, madeiramento e todo o entulho.  Porei fim a seus cânticos barulhentos, e não se ouvirá mais a música de suas harpas. Fa­rei de você uma rocha nua, e você se tornará um local propício para estender redes de pesca. Jamais será reconstruída, pois eu, o Senhor, falei”.
Os efeitos da destruição de Tiro (v.15-21):
Assim diz o Soberano Senhor, à Tiro: “Todo o litoral estremecerá  com o estrondo de sua queda, enquanto os feridos gemem durante a matança. Todos os príncipes do litoral descerão do trono e porão de lado seus mantos e tirarão suas roupas bordadas. Vestidos de pavor, vão assentar-se no chão, tremendo sem parar, apavorados por sua causa. Lamentarão por você e entoarão este cântico fúnebre: ‘CÓ famosa cidade da ilha, que governava o mar, como você foi destruída! Seus habitantes, com poder naval, espalhavam medo por todo o mundo. Agora, as regiões litorâneas estremecem com sua queda; as ilhas se apavoram diante de sua ruína.’”
Assim diz o Senhor: “Transformarei Tiro em ruínas desabitadas, como muitas outras. Eu a sepultarei debaixo das ondas terríveis e grandes mares a engolirão. Eu a enviarei a cova, para juntar-se àqueles que desceram até lá há muito tempo. Sua cidade permanecerá em ruínas, sepultada debaixo da terra, como aqueles que estão na cova, no mundo dos mortos. Você não terá lugar na terra dos viventes. Lhe darei um fim terrível e você já não existirá. Será procurada, e jamais será achada”. Palavra do Soberano Senhor.

Tiro fez parceria com as nações mencionadas no capítulo 25, por ficar feliz com a destruição de Jerusalém. No tempo de Salomão, usou muito a passagem de suas mercadorias por Jerusalém (a porta dos povos), e agora, fica feliz com a sua destruição, achando que dominará o mercado comercial. Mas Deus avisa que Tiro será punida e destruída pelos babilônios. Deus está no controle de tudo. Puniu Israel por sua rebeldia, mas está atento as atitudes das nações vizinhas.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA