Quando estiverem gritando e pranteando por você, erguerão este lamento a seu respeito: “Acaso houve alguma cidade como Tiro, que agora está em silêncio no fundo cercada do mar?” Ezequiel 27:32

Em Ezequiel 27, o profeta fala sobre as imensas riquezas de Tiro, de como comercializava com todas as nações, mas, tudo isso de nada adiantou quando de sua grande e irrecuperável queda.

A glória passageira de Tiro (v.1-25):
Recebi esta palavra do Senhor: Filho do homem, faça um cântico fúnebre para Tiro, essa cidade que é entrada para o mar, e que negocia com povos de muitos litorais: Assim diz o ­Senhor: “Você diz, ó Tiro: ‘Minha beleza é perfeita’. Seu domínio abrange o coração dos mares; seus construtores levaram a sua beleza à perfeição. Fizeram todo o seu madeiramento com pinheiros de Senir; utilizaram cedro do Líbano para fazer-lhe um mastro. Dos carvalhos de Basã fizeram os seus remos; de cipreste das costas de Chipre fizeram seu convés, revestido de mármore.  Suas velas foram feitas de belo linho bordado do Egito, servindo-lhe de bandeira; seus toldos, em azul e púrpura, provinham das costas de Elisá. Seus remadores eram de Sidom e Arvade; seus timoneiros  eram homens hábeis de Tiro. Artesãos experientes de Gebal calafetaram a embarcação. Navios de todas as nações vinham para negociar com você as suas mercadorias.
Os homens da Pérsia, Lídia e Líbia serviam como soldados em seu exército. Penduravam os seus escudos e capacetes nos seus muros, trazendo-lhe esplendor. Homens de Arvade e de Heleque guarneciam os seus muros em todos os lados; homens de Gamade estavam em suas torres. Seus escudos pendurados em seus muros, completavam a sua beleza.
Társis negociou com você, tendo em vista os seus muitos bens; eles deram prata, ferro, estanho e chumbo em troca de suas mercadorias.  Javã (Grecia), Tubal e Meseque trocaram escravos e utensílios de bronze pelos seus bens. Homens de Bete-Togarma trocaram cavalos de carga e de guerra e mulas pelas suas mercadorias. Os homens de Rodes (Dedã) e de outras regiões costeiras se tornaram seus clientes; pagaram-lhe suas compras com presas de marfim e com ébano. Arã (Síria) negociou com você atraído por seus muitos produtos; em troca deu-lhe turquesa, tecido púrpura, trabalhos bordados, linho fino, coral e rubis.
Judá e Israel negociaram com você e pagavam com trigo de Minite, figos, mel, azeite e bálsamo. Damasco negociou com você, pagando-lhe com vinho de Helbom e lã de Zaar. Também Dã e Javã, de Uzal, trocaram suas mercadorias, por ferro, cássia e cálamo. Dedã negociou com você mantos de sela. A Arábia e todos os príncipes de Quedar negóciavam com você, fornecendo-lhe cordeiros, carneiros e bodes.
Os mercadores de Sabá e de Ramá trocaram suas mercadorias pelo que há de melhor em especiarias, pedras preciosas e ouro. Harã, Cane e Éden e os mercadores de Sabá, Assur e Quilmade negociaram com você lindas roupas, tecido azul, trabalhos bordados e tapetes multicoloridos com cordéis retorcidos e de nós firmes. Os navios de Társis eram sua caravana marítima. Os depósitos em sua ilha viviam abarrotados.
A destruição de Tiro (v.26-36):
Seus remadores a levaram para águas tempestuosas! O vento oriental a despedaçou no coração do mar. Tudo se perdeu: riquezas e mercadorias, marinheiros e pilotos, construtores de navios, mercadores e guerreiros.  No dia de sua ruína, todos a bordo afundam até as profundezas do mar. As praias tremem, seus marujos gritam de pavor. Todos remadores abandonam seus navios; os marujos e os pilotos ficaram na praia. Gritam por você e choram amargamente. Jogam pó sobre a cabeça e rolaram na cinza. Raspam a cabeça por sua causa e vestem pano de saco. Choram com angústia na alma e profunda lamentação. Enquanto lamentam e choram por você, entoam este lamento: “Acaso houve alguma cidade como Tiro, que agora está em silêncio no fundo do mar?”
Quando as suas mercadorias saíam para o mar, satisfaziam muitas nações; com sua grande riqueza e com seus bens você enriqueceu os reis da terra. Agora você é um navio quebrado e naufragado nas profundezas das águas; seus bens e todos os que a acompanham afundaram com você. Todos que moram no litoral estão chocados com o que aconteceu; seus reis arrepiam-se horrorizados e os seus rostos estão desfigurados de medo. Os mercadores entre as nações gritam de medo ao vê-la; chegou o seu terrível fim, e você não mais existirá.

Aqui Tiro é representada como um navio de luxo, totalmente equipado e com tripulação completa, que viaja por toda parte e realiza um próspero comércio, mas que afinal se vê em águas tempestuosas e naufraga. Ocasionalmente, a realidade aparece em meio à figura, o que é característico do estilo de Ezequiel. Parecia que tudo ia de “vento em popa”, um comércio próspero, com clientes em todas as principais nações, riqueza e fartura chegando, mas faltava alguma coisa na vida deles. Era o grande Deus Criador, e eles acabaram por blasfemar de Deus ao fazerem pouco caso do que estava acontecendo com Israel. Por esse motivo, esse grande barco, foi destruído pela natureza. Deus cumpre o que promete.

1 COMENTÁRIO

  1. Excelente reflexão, que traz importantes ensinamentos para nós hoje. Vejo a importância do temor de Deus em nossos corações, o princípio de toda sabedoria. Por mais conhecimento que tenhamos, por mais riquezas e bem estar que possamos conquistar, nada terá valor se não tivermos nossa vida aliançada ao Grande Senhor, autor de toda criação. Não somos nada sem Ele, e somos muito preciosos com Ele.

DEIXE UMA RESPOSTA