O povo se curvará e adorará o Senhor junto a porta aos sábados e na lua nova. Ezequiel 46:3

Em Ezequiel 46, Deus orienta o príncipe e o povo quanto a Sua adoração e as ofertas que devem ser apresentadas. Também fala sobre a distribuição de terras do príncipe para seus herdeiros, e mostra a área no templo para as cozinhas, onde deverão cozer e assar as ofertas.

Ofertas para o sábado e lua nova (v.1-7):
Assim diz o Soberano Senhor: A porta do pátio interno que dá para o leste ficará trancada nos seis dias úteis, mas no sábado e no dia da lua nova será aberta. O príncipe, vindo do pátio externo, entrará pelo pórtico e ficará junto ao batente. Os sacerdotes sacrificarão os holocaustos e as ofertas de comunhão dele. Ele adorará o Senhor na soleira da entrada e depois sairá, mas a porta não será fechada até a tarde.  Nos sábados e nas luas novas o povo da terra adorará o Senhor junto a essa porta.
O holocausto que o príncipe trouxer ao Senhor aos sábados deverá ser de seis cordeiros e um carneiro, todos sem defeito. A oferta de cereal dada junto com o carneiro será de uma arroba (20 lt), e a de cereal com os cordeiros será de quanto ele quiser dar, mais um galão (3,8 lt) de azeite para cada arroba de cereal. No dia da lua nova ele oferecerá um novilho, seis cordeiros e um carneiro, todos sem defeito. Como oferta de cereal ele fornecerá uma arroba com o novilho, uma arroba com o carneiro, e quanto ele quiser dar com os cordeiros, mais um galão de azeite para cada arroba de cereal.
Instruções referentes às ofertas (v.8-15):
Quando o príncipe entrar, ele virá pelo pórtico, e sairá pelo mesmo ca­minho. Mas quando o povo entrar por uma porta para adora-Lo, sairá pela outra porta. Todos deverão sair pela porta oposta a que entraram. O príncipe deverá estar no meio deles, entrando quando eles entrarem e saindo quando eles saírem.
Nas festas, inclusive as fixas, a oferta de cereal será de uma arroba com um novilho, uma arroba com um carneiro, e com os cordeiros, quanto ele quiser dar, mais um galão de azeite por arroba. Quando o prín­cipe fornecer uma oferta voluntária ao Senhor, seja holocausto seja oferta de comunhão, a porta que dá para o leste será aberta para ele. Ele oferecerá seu holocausto ou suas ofertas de comunhão como o faz no dia de sábado. Então ele sairá e a porta será trancada.
A cada manhã vocês fornecerão um cordeiro de um ano sem defeito como holocausto ao Senhor. Com ele vocês também trarão uma oferta de cereal, de 1/6 de arroba e 1/3 de galão de azeite para umedecer a farinha. Este será um decreto permanente para vocês. O cordeiro, a oferta de cereal e o azeite devem ser apresentados como sacrifício diário a cada manhã.
Herança para os filhos (v.16-18):
Assim diz o Soberano Senhor: Se da sua herança o príncipe der um pedaço de terra a um de seus filhos por herança, pertencerá a ele e aos seus descendentes para sempre. Mas, se ele der um pedaço de terra para um de seus servos, este poderá mantê-la consigo até o ano do Jubileu; então a terra voltará para o príncipe. Sua herança pertence unicamente a seus filhos. O príncipe não poderá tomar a propriedade de ninguém à força. Dará a seus filhos a herança daquilo que é sua própria propriedade, para que meu povo não seja despejado de sua propriedade.
As cozinhas do templo v.19-24):
Depois o homem me levou, pela entrada ao lado da porta, até as salas sagradas reservadas para os sacerdotes, que davam para o norte, e mostrou-me um local no lado oeste. Ele me disse: “Este é o lugar onde os sacerdotes cozinharão a oferta pela culpa e pelo pecado, e assarão a oferta de cereal, para que não a tragam ao pátio externo e assim santifiquem o povo”.
Então me levou para o pátio externo e me fez passar por seus quatro cantos, e em cada canto vi um pátio. Eram pátios fechados, com 20 m. de comprimento e 15 de largura; os pátios dos quatro cantos tinham a mesma medida. Em volta de cada um deles, pelo lado de dentro, havia uma saliência de pedra, com lugares para fogo construídos em toda a sua volta debaixo da saliência. Ele me disse: “Estas são as cozinhas onde os que ministram no templo cozinharão os sacrifícios do povo”.

Deus convida o povo para adorá-lo todas as manhãs, com suas ofertas de gratidão e louvor. Aos sábados e lua nova, haveria uma festa especial para o Criador, com ofertas especiais. O Senhor sempre nos convida para adorá-Lo em espírito e em verdade, em todo o tempo.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA