Assim diz o Soberano Senhor: Basta, príncipes de Israel! Parem com a violência e opressão e façam o que é justo e direito. Não se apossem do que é do meu povo. Usem balanças, arroba e pote honestos. Ezequiel 45:9-10

Em Ezequiel 45, Deus define a porção da terra para o santuário, para a cidade e para o príncipe, e apresenta as ordenanças para o príncipe.

A repartição das terras (v.1-8):
Quando repartirem as terras entre as tribos de Israel, separem uma parte para o Senhor como Sua porção santa. ela terá 12,5 km de comprimento e 10 km de largura; toda essa área será santa. Des­se terreno, uma área quadrada de 250 m. de lado servirá para o santuário, com 25 m. ao redor para terreno aberto. No distrito sagrado, separe um pedaço de 12,5 km de comprimento e 5 km de largura. Nele estará o santuário, o Lugar Santíssimo. Essa será a porção sagrada da terra para os sacerdotes, que ministrarão no santuário diante do Senhor. Esse será um lugar para as suas casas, bem como um lugar santo para o santuário. Uma área de 12,5 km de com­primento e 5 km de largura pertencerá aos levitas, que servirão no templo, para ali viverem.
Junto à área maior haverá uma faixa de terra de 2,5 km de largura e 12,5 km de comprimento, adjacente à porção sagrada; ela pertencerá a toda a nação de Israel.
Duas faixas de terra serão separadas para o príncipe. Uma fará divisa com o lado leste das terras sagradas e com a cidade, e a outra fará divisa com o lado oeste. As divisas no extremos leste e no extremo oeste das terras do príncipe ficarão junto às divisas leste e oeste dos territórios das tribos. Essa terra será sua propriedade em Israel. E os meus príncipes não oprimirão mais o meu povo; distribuirão o restante da terra entre o povo e separarão uma parte para cada tribo.
Deveres dos príncipes (v.9-12):
Assim diz o Soberano Senhor: Vocês já foram longe demais, ó príncipes de Israel! Parem com a violência e a opressão e façam o que é justo e direito. Parem de apossar-se do que é do meu povo. Usem balanças honestas, arroba honesta e pote honesto. A arroba e o pote devem ser iguais, o pote terá 1/10 de um barril; o barril deve ser a medida padrão para os dois. O peso padrão  será o siclo de prata (12 gr). Um siclo consistirá em 20 geras, e 60 siclos corresponderão a uma mina (720 gr).
Ofertas especiais e comemorações (v.13-17):
Esta é a oferta sagrada que vocês apresentarão: 1/6 de uma arroba de cada barril de trigo e 1/6 de uma arroba de cada barril de cevada. A porção prescrita de azeite, medida pelo pote, é de 1/10 de pote de cada tonel, que consiste de 10 potes ou 1 barril, pois 10 potes equivalem a um barril. Tam­bém se deve tomar 1 ovelha de cada rebanho de 200 ovelhas das pastagens bem regadas de Israel. Tudo será usado para as ofertas de cereal, os holocaustos e as ofertas de comunhão, para fazer propiciação pelo povo. Palavra do Soberano Senhor. To­do o povo da terra participará nessa oferta sagrada para o uso do príncipe de Israel. Será dever do príncipe fornecer os holocaustos, as ofertas de cereal e as ofertas derramadas, nas festas, nas luas novas e nos sábados, em todas as festas fixas da nação de Israel. Ele fornecerá as ofertas pelo pecado, as ofertas de cereal, os holocaustos e as ofertas de comunhão para fazer propiciação em favor da nação de Israel. (v.13-17)
Ofertas do Ano Novo (v.18-20):
Assim diz o Soberano Senhor: No 1o dia do 1o mês vocês sacrificarão  um novilho sem defeito para purificar o santuário. O sacerdote apanhará um pouco do sangue da oferta pelo pecado e o colocará nos batentes do templo, nos quatro cantos da saliência superior do altar e nos batentes do pátio interno. Você fará o mesmo no 7o dia do mês, em favor de qualquer pessoa que pecar sem intenção ou por ignorância; assim vocês deverão fazer propiciação em favor do templo.
A Páscoa (v.21-25):
No 14o dia do 1o mês vocês observarão a Páscoa, festa de 7 dias, na qual vocês comerão pão sem fermento. Naquele dia o príncipe fornecerá um novilho em favor de si mesmo e de todo o povo da terra como oferta pelo pecado. Diariamente, durante os 7 dias da festa, ele fornecerá 7 novilhos e 7 carneiros sem defeito como holocaustos ao Senhor, e 1 bode como ofer­ta pelo pecado. Ele fornecerá como oferta de cereal uma arroba para cada novilho e uma arroba para cada carneiro, junto com um galão de azeite para cada arroba. Durante os 7 dias da festa, que começa no 15o dia do 7o mês, ele trará as mesmas dádivas para as ofertas pelo pecado, os holocaustos, e as ofertas de cereal e azeite.

Entre as orientações de Deus ao príncipe, Ele chama a atenção para o fato de que já foram longe demais com a violência, opressão e injustiça. Chegou a hora de andar nos caminhos do Senhor. Os líderes devem ser o exemplo para o povo, dignos de serem imitados. Paulo já dizia: “sejam meus imitadores, como eu sou de Cristo”. Hoje podemos dizer que Deus quer que façamos o que é justo e direito. Não tomar o que não nos pertence, usar balanças honestas, medidas honestas, honestidade em tudo o que fizermos. Era o que Deus esperava de seu povo no passado, e não mudou nos dias de hoje.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA