Diz o insensato no seu coração: Não há Deus. Salmo 14:1

Muitos filósofos e cientistas modernos têm negado a existência de Deus. Entretanto, poucos se tornaram tão satíricos em relação a Deus e ao sistema de valores cristãos quanto o filósofo alemão Friedrich Nietzsche, que nasceu no dia 15 de outubro de 1844 e morreu em 25 de agosto de 1900. Ele é amplamente conhecido por sua filosofia niilista, seu conceito de que “Deus está morto” e sua ideia do homem superior ou super-homem, que inspirou o regime nazista.

O conceito de que “Deus está morto” permeia boa parte dos escritos de Nietzsche. Por exemplo, no livro A Gaia Ciência, ele declarou: “Os deuses também se decompõem! Deus morreu! Deus continua morto! E fomos nós que o matamos!” Na famosa obra de sua autoria Assim Falava Zaratustra, acrescentou: “Todos os deuses morreram; agora viva o Super-homem!”.

Quando Nietzsche declarou que “Deus está morto”, não estava subentendendo que Deus existiu no passado e depois morreu no sentido literal. Para ele, Deus nunca existiu e, por meio do Iluminismo, todos os princípios e valores morais cristãos absolutos entraram em colapso. Com base na perspectiva dele, a vida não tem nenhum significado, propósito ou valor intrínseco. Esse conceito ajudou a corroer os valores morais de nossa sociedade.

Numa época em que muitos negam a existência de Deus, ainda existem pessoas sérias que continuam a confiar Nele. Conta-se que, certa vez, Billy Graham foi desafiado com a declaração: “Billy, você fala muito sobre Deus como se Ele estivesse vivo. Deus está morto. Ele não tem mais nenhum poder sobre as questões humanas.” Billy respondeu simplesmente: “Não estou sabendo da morte de Deus. Falei com Ele hoje de manhã.”

Podemos provar a existência de Deus? Não, somos incapazes de prová-la ou refutá-la. Mas temos evidências suficientes para crer Nele. O rei Davi declarou: “Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das Suas mãos” (Sl 19:1). E o próprio Deus nos desafia: “Ergam os olhos e olhem para as alturas. Quem criou tudo isso?” (Is 40:26, NVI). Deus não está morto. Ele está absolutamente vivo e cuida de nós, até mesmo daqueles que negam Sua existência! – Alberto Timm, Um dia inesquecível, MM 2018, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA