Na prosperidade repousará a sua alma, e a sua descendência herdará a terra. Salmo 25:13
A palavra prosperidade que o salmista usa no texto de hoje para referir-se as bênçãos de Deus, na linguagem hebraica é Tsaleaj. Esta palavra pode ser achada umas 65 vezes no Velho Testamento.
A primeira vez que aparece na Bíblia é, quando o servo de Abraão cumpre a missão de buscar uma esposa para Isaac e alcança o seu objetivo. Ele foi próspero, afirma o relato.
Na Bíblia a palavra Tsaleaj expressa a idéia de um empreendimento bem sucedido porque Deus está presente. Ao narrar a história do reinado vitorioso e próspero do rei Uzias, o relato bíblico afirma: “Nos dias em que buscou ao Senhor, Deus o fez prosperar.”
No salmo de hoje, Deus promete prosperidade e repouso para as pessoas cansadas, estressadas, aflitas, que correm de um lado para outro e não acham o que procuram. Pessoas que trabalham de sol a sol, ganham até bem, mas o que conseguem não lhes alcança para nada e desaparece das mãos como a areia entre os dedos.
Prosperidade, no sentido bíblico, não têm que ver só com o acúmulo de dinheiro, propriedades e bens materiais. Tem que ver com satisfação, realização e paz. Tem que ver com a alegria do dever cumprido embora a viagem ainda não tenha chegado ao fim.
A segunda parte do texto diz: “a sua descendência herdará a terra.” De que terra o salmista está falando? De uma terra melhor, de um futuro pelo qual você lida, se esforça e se sacrifica mas que talvez só os seus filhos ou os seus netos, desfrutarão.
Não importa. O caminho pode ser longo e cheio de perigos. A jornada pode ser cansativa e perigosa, mas se você cumprir o seu dever diário, depositando a confiança em Deus, a fonte da prosperidade, a sua alma achará repouso em meio às agitações da vida. Você sabe o que está fazendo aqui. Conhece sua missão, encontrou o caminho e sua vida tem sentido.
Não limite suas expectativas a valores materiais. Observe as pessoas. Meça sentimentos. Importe-se com as pequenas alegrias da vida e não esqueça que se os seus olhos estiverem fixos em Deus: “Na prosperidade repousará a sua alma, e a sua descendência herdará a terra.” – Alejandro Bullón, Janelas para a vida, MM 2007, CPB