Ninrode foi o primeiro homem poderoso na terra, e o mais valente dos caçadores, e por isso se diz: “Valente como Ninrode”. Gênesis 10:8-9

Em Gênesis 10 lemos o registro da descendência de Sem, Cam e Jafé, filhos de Noé. Os filhos deles nasceram depois do Dilúvio. Os filhos de Noé não estão alistados de acordo com a idade, mas de acordo com sua importância em relação aos hebreus.

Filhos de Jafé: Gômer (deu origem aos cimérios), Magogue (rei Gogue), Madai (os persas), Javã (os gregos), Tubal, Meseque e Tirás;

  • Filhos de Gômer: Asquenaz, Rifate e Togarma;
  • Filhos de Javã (os gregos): Elisá, Társis (para onde Jonas fugiu), Quitim (Chipre) e Rodanim (v.1-5).

 Estes foram os filhos de Cam: Cuxe, Mizraim, Pute e Canaã:

  • Filhos de Cuxe (Etiópia): Sebá (Iemen), Havilá, Sabtá, Sabtecá, Raamá (sudoeste da Arábia), Sabá (sul da Arábia) e Ninrode (o primeiro homem poderoso na terra, e o mais valente dos caçadores, seu reino abran­gia Babel, Ereque, Acade e Calné, na terra de Sinear. Na Assíria, fundou Nínive, Reobote-Ir, Calá e Resém). 
  • De Mizraim vieram os egípcios; de seus descendentes vieram os filisteus;
  • De Pute vieram os Libios;
  • De Canaã vieram os palestinos, fenícios e parte da Síria. Ele gerou Sidom e Hete, e os jebuseus, amorreus, girgaseus, heveus, arqueus, sineus, arvadeus, zemareus e os hamateus.

São esses os descendentes de Cam, conforme seus clãs e línguas, em seus territórios e nações (v.6-20).

Sem foi o antepassado de todos os filhos de Héber. Estes foram os filhos de Sem: Elão, Assur, Arfaxade, Lude e Arã.

  • Os filhos de Arã: Uz, Hul, Géter e Meseque;
  • Arfaxade gerou Salá, e este gerou Héber. A Héber nasceram dois filhos: Pelegue, (quando a terra foi dividida) e Joctã. Joctã gerou Almodá, Salefe, Hazarmavé, Jerá, Adorão, Uzal, Dicla, Obal, Abimael, Sabá, Ofir, Havilá e Jobabe. Da linhagem de Arfaxade surgiu Abraão. No tempo de Pelegue (Divisão) ocorreu  a confusão de línguas e a separação das nações.
  • Lude originou Lubdi, nação que aparece nos antigos registros como uma região entre o alto Eufrates e o Tigre,
  • Elão deve ter sido o pai dos Persas.
  • Assur deu origem aos assírios, uma das nações mais cruéis de todos os tempos. O reino de Israel foi destruído pelos assírios, e o próprio reino do sul, Judá, escapou por pouco;
  • Arã deu origem aos caldeus e arameus, ao sul de Babilônia (v.26-31).

São esses os clãs dos filhos de Noé, distribuídos em suas nações, conforme a história da sua descendência. A partir deles, os povos se dispersaram pela terra, depois do Dilúvio. (v.32)

A lista das nações proclama a unidade da raça humana, declarando que todos descenderam de uma fonte comum. Por mais diversificada que sejam hoje em sua localização geográfica, aparência física ou em peculiaridades nacionais, todas podem traçar sua origem a Noé e seus três filhos. Também apóia o relato da ocorrência da dispersão das etnias, devido à confusão das línguas descrita no capítulo seguinte. Tanto Moisés (Deut.32:8), como Paulo (Atos 17:26), afirmam que a distribuição do território foi feita por Deus.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA