Então, disse o rei a Hamã: Apressa-te, toma as vestes e o cavalo, como disseste, e faze assim para com o judeu Mordecai, que está assentado à porta do rei; e não omitas coisa nenhuma de tudo quanto disseste.  Ester 6:10

Em Ester 6, a forma como Deus age nos surpreende. O Senhor foi preparando tudo para a grande libertação de Seu povo, mesmo com um decreto de morte diante deles. Hamã preparou a forca, e logo pela manhã foi a presença do rei, com o intuito de pegar uma autorização para enforcar Mardoqueu, mas Deus fez com que o rei tivesse insonia, e na leitura do Livro dos Feitos Memoráveis, foi-lhe relatada a forma como fora livrado da morte, por Mardoqueu. Ao rei perguntar sobre como ele foi recompensado por tão grande feito, digno de constar no livro de Feitos Memoráveis, foi-lhe dito que “nada lhe foi conferido”. Nesse mesmo instante chega Hamã para falar ao rei (v.1-5).

O rei pergunta a Hamã, o que deveria ser feito para “uma pessoa a quem o rei desejava honrar?”.  Imaginando que fosse para ele, sugeriu que fosse vestido com o manto real, montasse no cavalo do rei, com uma coroa real em sua cabeça, e os mais nobre dos príncipes o levasse pela praça da cidade apregoando: “Assim se faz ao homem a quem o rei deseja honrar”. Então, o rei disse a Hamã que fizesse isso com Mardoque, e se apressasse, não omitindo nada do que dissera. Ele foi e fez exatamente como havia sugerido ao rei. Veio para matar a Mardoqueu, mas teve que exalta-lo diante do povo. Quanta humilhação para o principal homem depois do rei (v.6-12).

Quando relatou os fatos à sua esposa Zeres, e aos seus amigos, estes lhe disseram: “Se Mardoqueu, perante o qual já começaste a cair, é da descendência dos judeus, não prevalecerás contra ele; certamente, cairás diante dele” (v.13-14).

Mas coisas piores ainda o aguardavam. “Humilhai-vos na presença do SENHOR, e Ele vos exaltará” (Tiago 4:10), “Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte” (I Pedro 5:6). Deus age no momento correto, ao Seu tempo. Devemos nos humilhar e busca-Lo de todo coração.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA