Produzirão uma nova colheita a cada mês, pois são regadas pela água do rio que nasce no templo. Seus frutos servirão de alimento, e suas folhas, de remédio. Ezequiel 47:12

Em Ezequiel 47, o profeta tem a visão das águas santas e a virtude presente nessas águas, que geram vida, inclusive no mar Morto. Também tem a definição das fronteiras da terra de Israel e a divisão entre suas tribos.

O homem levou-me de volta à entrada do templo, e vi que jorrava água para o leste, por debaixo da porta do templo e passava à direita do altar, do lado sul. Ele me levou para fora do muro pela porta norte, e conduziu-me até a entrada leste, e a água fluía do lado sul da porta leste.
Ele me conduziu pela água e, enquanto caminhávamos, ele ia medindo com uma linha de medir na mão. Mediu 500 m. e a água batia no meu tornozelo. Mediu mais 500 m. e água chegava ao joelho. Mais 500 m. e batia na cintura. Mais 500 m., e a água era um rio fundo o suficiente para atravessar a nado.
Ele me perguntou: “Filho do homem, você vê isto?” Levou-me então de volta à margem do rio. Ali vi muitas árvores em cada lado do rio. Ele me disse: “Este rio corre para o leste, pelo deserto, até o vale do mar Morto. Sua água tornará pura a água salgada do mar Morto. Por onde ela passar haverá muitos seres vivos. Pescadores estarão ao longo do litoral; desde En-Gedi até En-Egla­im haverá locais próprios para estender as redes. Os peixes serão de muitos tipos, como no mar Mediterrâneo. Mas os charcos e os pântanos não serão purificados; continuarão salgados. Árvores frutíferas de toda espécie crescerão em ambas as margens do rio. Suas folhas não murcharão e os seus frutos não cairão. Todo mês produzirão, porque a água vinda do santuário chega a elas. Seus frutos servirão de alimento, e suas folhas de remédio”.
As fronteiras de Israel (v.13-23):
Assim diz o Soberano Senhor: Dividam a terra desta forma entre as 12 tribos de Israel, com duas porções para José, e porções iguais para as demais tribos. Jurei solenemente que a daria aos seus antepassados, esta terra se tornará herança de vocês.
Estas são as fronteiras da terra:
  • Ao norte ela irá desde o mar Morto, passando por Hetlom, Lebo-Hamate até Zedade, Berota e Sibraim, na fronteira entre Damasco e Hamate, e indo até Hazer-Haticom, na extremidade de Haurã. 
  • A fronteira leste irá dese Haurã e Damasco, ao longo do Jordão entre Gileade e  Israel, passando o mar Morto e prosseguindo até Tamar.
  • A fronteira sul ela irá desde Tamar até as águas de Meribá, em Cades, prosseguindo então ao longo do ribeiro do Egito até  Mediterrâneo.
  • No lado oeste, o mar Morto será a fronteira até defronte de Lebo-Hamate.
Distribuam as terras dentro dessas fronteiras entre as tribos de Israel. Vocês a distribuirão como herança para vocês mesmos e para todos os estrangeiros residentes no meio de vocês e que tenham filhos. Vocês os considerarão como israelitas de nascimento; e receberão herança entre as tribos em que vivem. Palavra do Soberano Senhor.

Mais uma vez, Deus mostra ao profeta Ezequiel, o que poderia ter ocorrido em Israel, caso fossem obedientes aos Seus ensinamentos, abandonando a idolatria e os outros pecados que praticavam. O profeta deveria descrever ao povo, tudo o que Deus lhe mostrara em visão. Até o mar Morto teria fartura de peixes. Estas profecias apontam para o tempo final, na nova Canaã, onde os remidos irão morar.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA