Então, falou Deus todas estas palavras: Eu sou o SENHOR, teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. – Êxodo 20:1-2

Em Êxodo 20, após alguns ensinamentos já colocados em prática durante após a caminhada pelo deserto, chegou o momento de Deus passar a Sua lei ao povo.
Todo o povo estava ao redor do Monte Sinai, onde Moisés recebiria as tábuas da Lei escrita pelo Senhor. Ela abrange toda a conduta humana e é a única lei que pode efetivamente nos ajudar a melhorar o caráter. É um manual de conduta moral. É o reflexo do caráter de Deus.
O 1o. mandamento, é para que não tenhamos outros deuses diante dEle (v.1-3), pois Ele é o único Deus verdadeiro. Até hoje transgridimos esse mandamento, por termos tendências idolátricas (carro, casa, celular…).
O 2o. mandamento é para não fazermos imagem de escultura, nem adorá-las, nem lhe prestar culto, mas essa prática continua (v.4-6).
O 3o. mandamento orienta-nos a não tomar o nome do SENHOR, nosso Deus, em vão. Mas, juramos por Deus, mesmo tendo feito coisas erradas (v.7)?
O 4o. mandamento Deus é para nos lembrarmos do dia de sábado para o santificar (v.8-11). As desculpas são muitas: Deus aboliu o 4o. mandamento (mas continuam valendo os outros 9), Cristo ressuscitou no domingo (mas morreu na 6a.feira)… E a lista vai longe.
Estes quatro primeiros mandamentos dizem respeito ao nosso relacionamento com Deus. Os próximos seis falam de nosso relacionamento com nossos semelhantes.
O 5o. mandamento nos mostra o respeito que devemos ter para com nossos pais (v.12). Ao respeita-los, aprendemos a respeitar aos professores e as autoridades constituídas.
O 6o. mandamento (v.13), nos ensina sobre a importância da vida. Cuidemos de nossas palavras e ações para não ferir ninguém.
O 7o. mandamento (v.14), envolve o adultério, a fornicação e a impureza de todo e qualquer tipo, em atitude, palavra ou pensamento (Mateus 5:27-28).
O 8o. mandamento (v.15), nos lembra de que não devemos nos apropriar do que não nos pertence. Já basta os nossos políticos dando o péssimo exemplo.
O 9o. mandamento (v.16), nos mostra que não podemos prejudicar o nosso próximo. Ficar calado quando ouvimos um inocente ser caluniado injustamente também é um falso testemunho.
O 10o. mandamento (v.17), nos ensina a estarmos satisfeitos com o que temos, sem cobiçar nada que os outros possuem.
O povo temeu os trovões e relâmpagos, o clangor da trombeta,e o monte fumegante, e disseram para Moisés: “Fala-nos tu, e te ouviremos; porém nãofale Deus conosco, para que não morramos”.  Moisés os acalmou dizendo: “Não temais; Deus veio para vos provar e para que o seu temor esteja diante de vós, a fim de que não pequeis”. Deus nos deu os 10 Mandamentos, para que aprendamos a viver satisfeitos em Sua presença, mas, na pratica, são poucos os que guardam os Seus ensinamentos. Deus veio para vos provar e para que o seu temor esteja diante de vós, a fim de que não pequeis (v.18-26).

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA