Asa fez o que era reto perante o SENHOR, como Davi, seu pai. I Reis 15:11 

I Reis 15, apresenta um resumo da jornada de 4 reis: Abias e Asa, em Judá; e Nadabe e Baasa , em Israel.

Abias começou a reinar em Judá, no 18o. ano de Jeroboão, em Israel. Era filho de Maaca, neta de Absalão. Ao invés de andar nos passos de Davi, optou por seguir ao seu pai, Roboão. Reinou por 3 anos e não fez o que era do agrado de Deus. Asa, seu filho, o sucedeu no trono (v.1-8).

Asa começou a reinar no 20o. ano do reinado de Jeroboão. Era neto de Maaca, e depôs sua avó da posição de rainha-mãe, pois ela cultuava outros deuses. Ele foi fiel ao Senhor durante toda a sua vida. Fez um acordo com Ben-Hadade, rei da Síria, para que rompe-se o acordo com Baasa, que substituira a Nadabe, em Israel, para que o deixasse em paz. Asa reinou por 41 anos, e seu filho Josafá o sucedeu em Judá (v.9-24).

Nadabe. filho de Jeroboão, começou a reinar em Israel no 2o. ano do reinado de Asa, em Judá. Fez o que era mau aos olhos do Senhor, seguindo o exemplo de seu pai, e foi morto por Baasa. Este destruiu toda a descendência de Jeroboão, conforme profecia de Aías, por Jeroboão ter provocado a ira do Senhor, levando o povo a idolatria (v.25-31).

Baasa reinou em Israel, por 24 anos. Também fez o que era mau aos olhos do Senhor, seguindo o exemplo de Jeroboão (v.32-34).

As guerras foram uma constante entre Israel e Judá em todo esse período, desgastando ambas as nações, com muitas baixas em seus exércitos. Desses 4 reis, apenas Asa procurou andar nos caminhos do SENHOR. Apesar de avô e pai idolatra, ele foi bem orientado pelos profetas Azarias e Hanani (II Cronicas 15:1,2; 16:7), e fez a vontade de Deus, restabelecendo o culto ao SENHOR. Deus sempre coloca pessoas sinceras em nosso caminho, para que façamos a Sua vontade. Pelo livre arbítrio, que Ele nos deu, podemos ou não obedecê-Lo. Asa obedeceu.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA