Deus concedeu a Salomão grande sabedoria e entendimento, e conhecimento tão vasto quanto a areia na beira do mar. I Reis 4:29

Em I Reis 4, vemos a estrutura organizacional que Salomão montou sob o seu governo. Nela constavam os sacerdotes, os secretários da corte, o historiador do reino, o comandante do exército, o supervisor de seus doze governadores distritais, seu conselheiro pessoal, o administrador do palácio, e o encarregado dos trabalhos forçados (v.1-6).

Entre os 12 governadores distritais, dois deles eram seus genros: Ben-Abinadabe, casado com Tafate, e Aimaás, casado com Besemate, ambas filhas de Salomão. Esses governadores eram responsáveis, dentre outras coisas, a providenciar, cada um deles, um mês por ano, as provisões para o palácio (v.7-19).

O povo estava muito contente, pois tinham comida e bebida com fartura. Salomão governava sobre todos os reinos, desde o rio Eufrates, ao note, até a terra dos filisteus e a fronteira do Egito, ao sul. Os povos conquistados enviavam tributos a Salomão e o serviram durante toda a sua vida. Durante o seu reinado, Israel e Judá viveram em paz e segurança. Cada família possuía sua própria videira e figueira. Salomão possuía milhares carros de guerra e doze mil cavalos (v.20-28).

Deus concedeu a Salomão grande sabedoria e entendimento, e conhecimento tão vasto quanto a areia na beira do mar. Ela era maior que a de todos os sábios do Oriente e do Egito. Era mais sábio que qualquer outra pessoa. Sua fama se espalhou por todas as nações vizinhas. Compôs 3.000 provérbios e escreveu 1.005 canções. Falava com entendimento sobre plantas de toda espécie, e tinha conhecimento de animais, aves, répteis e peixes. Reis de todas as nações enviavam seus representantes para ouvirem a sabedoria de Salomão (v.29-34).

Salomão, enquanto andou nos caminhos de Deus, foi o mais sábio sobre a face da terra. Deus quer nos dar sabedoria e entendimento através do estudo de Sua Palavra. Aquele que tem falta de sabedoria peça a Deus e Ele lhe dará (Tiago 1:5).

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA