Porém a rainha Vasti recusou vir por intermédio dos eunucos, segundo a palavra do rei; pelo que o rei muito se enfureceu. – Ester 1:11

Em Ester 1, o rei Xerxes (Assuero- esses nomes são equivalentes, um vem do grego, e o outro do latim), no terceiro ano de seu reinado, deu um banquete à todos os seus príncipes e servos, de todas as suas províncias, que durou 180 dias e mostrou todas as riquezas de seu reino aos seus nobres. Depois deu um outro banquete para todo o povo que estava na fortaleza de Susã, que durou mais 7 dias. Nesse período, a rainha Vasti, deu um banquete em separado para as mulheres (v.1-9).

Depois de mostrar todas as riquezas do país, o rei resolveu mostrar a beleza de sua esposa, Vasti, aos visitantes e mandou que os eunucos que o serviam,  fossem buscá-la para apresenta-la aos convidados. Vasti se recusou a ir ao banquete organizado por seu esposo. No relato bíblico não existe nenhum registro do motivo pelo qual ela se negou a ir. Alguns sugerem que Assuero planejava uma exibição indecente da beleza de Vasti, mas o contexto não fornece dicas para tal. De qualquer forma, sua recusa enfureceu o rei (v.10-12).

Ele consultou seus conselheiros que sugeriram providências imediatas no sentido de se evitar que as demais mulheres também se levantassem contra os seus maridos. Mamucã, um dos conselheiros, sugeriu que “promulgasse um edito real”, para que Vasti não entrasse jamais na presença do rei e que seu reino fosse dado a outra que fosse melhor do que ela, assim todas as mulheres honrariam os maridos. O conselho lhe pareceu razoável, e então enviou cartas a todas as províncias do reino, dizendo que “cada homem fosse senhor em sua casa” (v.13-21).

A decisão da rainha Vasti, fez com que todos os príncipes ficassem preocupados com manifestações semelhantes por parte de suas esposas, insubordinando-se as suas ordens. Nesse tempo as mulheres eram totalmente submissas aos maridos. Na Palavra de Deus, a orientação para as esposas é para que sejam submissas ao próprio marido, como convém ao SENHOR, e os maridos devem amar a esposas e não trata-las com amargura (Colossenses 3:18-19). O amor deve prevalecer nos lares.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA