Ninguém despreze a tua mocidade; pelo contrário, torna-te padrão dos fiéis, na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza. 1 Timóteo 4:12

Muitos grandes líderes do mundo têm reconhecido o valor e o potencial de moldar a mente das novas gerações. Alguns o fizeram por uma boa causa; outros, por motivos ruins, como no caso de Adolf Hitler e sua “Juventude Hitlerista”. No dia 14 de setembro de 1935, ele disse a um grupo de 54 mil rapazes e moças reunidos em Nurenberg: “Vocês são o futuro da nação, o futuro do Reich alemão.” Hitler também tinha plena consciência de que “aquele que controla a escola controla os jovens, e aquele que controla os jovens controla o futuro!” Não é de se espantar que, por volta de 1936, cerca de 97% de todos os professores das escolas públicas da Alemanha haviam se unido à Liga Nacional Socialista de Professores.

Em contraste, muitas organizações jovens cristãs têm estimulado as novas gerações a viver os princípios bíblicos e a cumprir a missão evangélica. Dentre as mais influentes delas, está a Associação Cristã de Moços, fundada em 1844, em Londres, a fim de promover o desenvolvimento saudável do “corpo, da mente e do espírito”; e também o Movimento de Estudantes Voluntários para Missões Estrangeiras (SVM), organizado em 1886 com o propósito de recrutar universitários dos Estados Unidos para o serviço missionário em terras estrangeiras. Por muitos anos, a Sociedade de Missionários Voluntários da Igreja Adventista do Sétimo Dia foi impulsionada pelo lema: “A mensagem do advento a todo o mundo nesta geração.”

Em dezembro de 1999, a Assembleia Geral das Nações Unidas votou que 12 de agosto se tornaria o Dia Internacional do Jovem. Isso faz parte da estratégia das Nações Unidas “de aumentar a qualidade e a quantidade de oportunidades disponíveis para os jovens a fim de poderem participar de forma plena, eficaz e construtiva da sociedade”. Que bênção se os jovens adventistas puderem ter oportunidades semelhantes também em nossas igrejas locais!

Ellen White declarou: “Com tal exército de obreiros como o que poderia fornecer a nossa juventude devidamente preparada, quão depressa a mensagem de um Salvador crucificado, ressuscitado e prestes a vir poderia ser levada ao mundo todo!” (Educação, p. 271). Toda congregação adventista deveria se tornar uma verdadeira escola de treinamento para as novas gerações. O que você e sua igreja têm feito para transformar isso em realidade? – Alberto Timm, Um dia inesquecível, MM 2018, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA