Filho meu, ouve o ensino de teu pai e não deixes a instrução de tua mãe. Provérbios 1:8

Quando você pensa em seus pais (ou na pessoa que o criou), o que lhe vem à mente? Ainda se lembra dos conselhos sábios e da instrução útil que recebeu? Que valores morais eles esperavam que você levasse para a vida inteira? Você ainda guarda cartas ou e-mails que lhe enviaram?

No dia 11 de agosto de 1868, Ellen White escreveu uma carta muito instrutiva sobre o desenvolvimento do caráter para Edson, seu filho de 19 anos. Ela começou dizendo: “Sou grata a nosso Pai celestial pelos esforços que você tem feito para superar cada defeito de caráter. Serão os vencedores que verão a Jesus como Ele de fato é e se tornarão à sua semelhança” (Carta 20, 1868). Então o aconselhou a continuar “andando na luz que Deus lhe tem dado”. Ele deveria não só orar mas também colocar em prática suas orações.

Por ser uma mãe amorosa, Ellen incentivou o filho e manter a consciência limpa. Aconselhou: “Transforme a vontade de Deus em sua regra de conduta em todas as coisas – tanto nas pequenas, quanto nas grandes questões. […] Como será agradável e satisfatória a recordação de que, ao longo da vida, embora exposto a muitas tentações ferrenhas, suas mãos não se mancharam pela desonestidade nem seu coração foi contaminado por tentações acariciadas” (ibid.).

Na esfera financeira, Ellen acrescentou: “A extravagância necessita de recursos e, se o dinheiro não puder ser obtido com honestidade, será arranjado desonestamente. O amor pelos prazeres e por roupas finas tem levado muitos jovens à prisão e até à forca. Sempre faça questão de viver dentro de sua renda. Passe sem coisas que trariam consigo uma dívida. Nunca compre nada sem ter todo o dinheiro para pagar” (ibid.).

Ellen chamou a atenção do filho para o exemplo de integridade moral de José, o qual “aprendeu a governar ao aprender, primeiramente, a obedecer” (Cristo Triunfante, p. 102). Ela concluiu: “Meu querido filho, não se coloque acima da simplicidade de uma humilde vida cristã. Permita que o caráter de José seja seu caráter; que a força dele para resistir à tentação seja a sua força. Seus esforços serão bem-sucedidos se você os fizer na força de Deus. Que a bênção de Jesus repouse sempre sobre você, é a oração de sua mãe” (ibid.).

Hoje é um bom dia para refletir nos sábios conselhos recebidos de seus pais e de outros cristãos verdadeiros. Pela graça de Deus, o dia de hoje pode ser um novo começo em sua vida! Alberto Timm, Um dia inesquecível, MM 2018, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA