Porque Jerusalém está arruinada, e Judá, caída; porquanto a sua língua e as suas obras são contra o Senhor, para desafiarem a sua gloriosa presença. – Isaías 3:8

Em Isaías 3, o profeta fala sobre: a grande confusão que advém do pecado, a imprudência do povo de Deus, da opressão e cobiça por parte dos governantes. Algo parecido com o que presenciamos hoje em nossa pátria. Outro assunto que ele deixou para o final do capítulo são os juízos contra as mulheres orgulhosas.

Julgamento contra Judá e Jerusalém (v.1-15):

Porque, eis que o Senhor, o SENHOR dos Exércitos, tirará de Jerusalém e de Judá tudo aquilo de que dependem: cada pedaço de pão e cada gota de água, todos os seus heróis e soldados, juízes e profetas, advinhos e autoridades, oficiais do exército e altos funcionários, conselheiros, magos e astrólogos.
E dar-lhes-ei meninos por príncipes, e crianças governarão sobre eles (pessoas inexperientes, sem habilidade). E o povo será oprimido; um será contra o outro, e cada um contra o seu próximo; o menino não aceitará o conselho dos mais experientes, e o vil contra o nobre.
Quando alguém pegar de seu irmão na casa de seu pai, dizendo: Tu tens roupa, sê nosso governador, e toma sob a tua mão esta ruína;  naquele dia levantará este a sua voz, dizendo: Não posso ser médico (cuidar das feridas dos outros), nem tampouco há em minha casa pão, ou roupa alguma; não me haveis de constituir governador sobre o povo.
Porque Jerusalém está arruinada, e Judá caída; porque a sua língua e as suas obras são contra o Senhor, para provocarem os olhos da sua glória. O aspecto do seu rosto testifica contra eles; e publicam os seus pecados, como Sodoma; não os dissimulam. Ai da sua alma! Porque fazem mal a si mesmos. Dizei ao justo que bem lhe irá; porque comerão do fruto das suas obras. Ai do ímpio! Ai dos perversos. Mal lhes irá; porque se lhes fará o que as suas mãos fizeram.

Os opressores do meu povo são crianças, são líderes imaturos, e mulheres dominam sobre ele; ah, povo meu! Os que te guiam te enganam, e destroem o caminho das tuas veredas.

O Senhor se levanta para pleitear, e põe-se de pé para julgar os povos. O Senhor entrará em juízo contra os anciãos do seu povo, e contra os seus príncipes; é que fostes vós que consumistes esta vinha, vocês acabaram com a minha videira; o espólio, o que roubaram do pobre está em vossas casas. Que tendes vós, que esmagais o meu povo e moeis as faces dos pobres? Diz o Senhor DEUS dos Exércitos. É o próprio Deus de Israel quem exige uma resposta.

Advertência as filhas de Sião (v.16-26):

Diz ainda mais o Senhor: Porquanto as filhas de Sião se exaltam, e andam com o pescoço erguido, narizinho arrebitado, são tão corrompidas quanto seus maridos, pais e irmãos, lançando olhares impudentes, atrevidos; e quando andam, caminham afetadamente, fazendo um tilintar com os enfeites em seus tornozelos, em seus pés; Portanto o Senhor fará tinhoso o alto da cabeça das filhas de Sião, fará surgir crostas em sua cabeça, e o Senhor porá a descoberto a sua nudez, fará calva a bela Sião. 

Naquele dia tirará o Senhor tudo que a embeleza: os enfeites, as tiaras, os colares em forma de emia-lua, os brincos, as pulseiras e os véus; os lenços, os enfeites para o tornozelo, os cintos, os perfumes e os amuletos; os anéis, as joias do nariz, as roupas de festa, os vestidos, os mantos e as bolsas; os espelhos, as roupas de linho fino, os adornos para a cabeça e o xales.

E será que em lugar de perfume haverá mau cheiro; e por cinto uma corda; e perderá todo o seu lindo cabelo. Vestirá pano de saco em vez de roupas finas, e a vergonha tomará o lugar de sua beleza. Teus homens cairão à espada e teus poderosos na peleja. E as suas portões de Sião chorarão, gemerão e prantearão; e a cidade, será como uma mulher desolada, se assentará encolhida no chão.

Esse era o professo povo de Deus. A que ponto chegaram. Se distanciaram tanto do Senhor, e contudo, professavam, em vão, a religião. Atualmente no mundo prevalece uma situação similar, e, nestes últimos dias, o povo que adora a Deus com os lábios, mas cujo coração está distante dEle, necessita da mesma mensagem que Jesus falou aos líderes locais, em Mateus 15:7-9: “Hipócritas! Bem profetizou Isaías a vosso respeito, dizendo: Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. E em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens”. Acorda povo de Deus, enquanto ainda há tempo. Falta muito pouco!

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA