Convertei-vos, pois, ó filhos de Israel, àquele de quem tanto vos afastastes. Isaías 31:6

Em Isaías 31, o profeta mostra a insensatez de se confiar no Egito e de abandonar a Deus. Ele exorta o povo à conversão a Deus e prediz a queda da Assíria.
Não confie no Egito (v.1-3):

Ai dos que descem ao Egito em busca de ajuda, que contam com cavalos. Eles confiam na multidão dos seus carros e na grande força dos seus cavaleiros, mas não olham para o Santo de Israel, nem buscam a ajuda que vem do Senhor! Contudo, em Sua sabedoria, o Senhor enviará grande calamidade, a desgraça; e não volta atrás em suas palavras. Ele se levantará contra a casa dos perversos, e contra quem os ajuda. Mas os egípcios são homens, simples mortais, e não Deus; seus cavalos são apenas carne, e não espírito. Quando o Senhor estender a mão, aquele que ajuda tropeçará, aquele que é ajudado cairá; ambos perecerão juntos.

O poder de Deus (v.4-7):

Assim me diz o Senhor: “Assim como quando o leão jovem e forte, ruge ao lado da ovelha que matou, e contra ele se junta um bando de pastores, e ele não se intimida com os gritos deles nem se perturba com o seu clamor, assim o Senhor dos Exércitos descerá para combater no monte Sião. Ele sobrevoará Jerusalém e a protegerá como uma ave protege o ninho. Defenderá e livrará a cidade, passará sobre ela e a salvará. 

Voltem para Aquele contra quem vocês se revoltaram, o Senhor dos Exércitos! Chegará o dia em que cada um de vocês rejeitará os ídolos de prata e de ouro que as mãos pecaminosas de vocês fizeram. 

A queda da Assíria (v.8-9):

“A Assíria cairá por uma espada que não é de homem. A espada de Deus os ferirá; entrarão em pânico e fugirão. Seus jovens serão sujeitos a trabalhos forçados. Sua fortaleza cairá por causa do pavor; ao verem a bandeira da batalha, seus líderes entrarão em pânico”, anuncia o Senhor, cujo fogo está em Sião, cuja fornalha arde em Jerusalém.

Os israelitas acreditavam que seriam libertos dos assírios, através do poder do exército egípcio, mas estavam terrivelmente enganados. Muitas vezes colocamos todas as nossas esperanças naquilo que é perecível, ao invés de buscar ao Senhor Todo Poderoso. E o apelo do profeta vale para nós hoje também: “Filhos de Deus, arrependam-se e voltem para Aquele que tão cruelmente vocês abandonaram!”.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA