Pois eu sou o Senhor, teu Deus, que agito o mar, de modo que bramem as suas ondas – o Senhor dos Exércitos é o meu nome. – Isaías 51:15

No capítulo 51, o profeta Isaías exorta o povo a confiar no Messias, como o fez Abraão, por causa das promessas consoladoras, da salvação justa e da mortalidade do ser humano. O Messias, como Seu braço santificado, defende Seu povo do temor do homem. Ele lamenta as aflições de Jerusalém e promete livramento.

Chamado para confiar no Senhor (v.1-23):

O povo estava desanimado diante dos acontecimentos inevitáveis por terem se afastado de Deus. Agora Deus os convida a se voltarem a Ele e esquecerem suas dúvidas e apreensões. Para os que buscam a justiça e o livramento só há um caminho para alcançar esses objetivos: obediência fiel à voz do Senhor. Israel devia refletir no modo como Deus conduziu a nação no passado. A partir de um começo humilde, do chamado de Abraão, eles se tornaram uma grande nação.

A justiça divina seria outra vez estabelecida na Terra e a confiança no governo de Deus traria um espírito de paz e segurança. Mas isso dependia do povo aceitar a Deus como o seu Senhor, e terem a lei de Deus em seu coração.

O profeta Isaías roga a Deus que repita os grandes feitos de livramento que marcaram o passado. Ele prediz o retorno do cativeiro babilônico. Todo o Israel, ou os filhos espirituais de Abraão, será libertado da tirania da Babilônia espiritual.

Esquecer do Senhor foi a causa de todas as dificuldades que sobrevieram a Israel e de todas as que ainda enfrentariam. O Egito e Babilônia foram as sepulturas na qual Israel se definhou. Mas, nenhum poder na Terra poderia frustrar o propósito divino de libertar os Seus quando chegasse a hora. Desperta, desperta. Deus fala a uma Jerusalém pecadora para despertá-la de um estupor causado pelo cálice da ira de Deus.

Deus, através de seu profeta Isaías, tenta alertar o povo para as escolhas que estavam fazendo. Chama-os para que se voltem para Ele. Lembra-os dos grandes feitos no passado. Mas, nada os tira da letargia em que viviam. Deus nos alerta para Seus grandes feitos do passado, e de nossa libertação deste mundo de pecado. Não desperdice essa grande oportunidade que ele nos dá.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA