O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento. Oseias 4:6

Em Oseias 4, vemos os juízos de Deus contra os pecados do povo, dos sacerdotes, e da idolatria. A nação de Judá é exortada com a calamidade de Israel.

Acusações contra Israel (V.1-3):
Ó israelitas, ouçam a palavra do Senhor! O Senhor apresentou acusações contra vocês: A fidelidade e o amor desapareceram, como também o conhecimento de Deus. Só se vêem maldição, mentira e assassinatos, roubo e adultério; ultrapassam todos os limites! E o derramamento de sangue é constante. Por isso a terra pranteia, e todos os seus habitantes desfalecem; os animais do campo, as aves do céu e os peixes do mar estão morrendo.
Acusando os sacerdotes (v.4-11):
Não apontem o dedo para outra pessoa, não tentem escapar da culpa! Minha queixa é contra vocês, sacerdotes. Vocês tropeçam dia e noite, e os profetas tropeçam com vocês. Por isso destruirei Israel, sua mãe. Meu povo foi destruído por falta de conhecimento. Já que vocês rejeitaram o meu conhecimento, eu os rejeito como meus sacerdotes. Como esqueceram da lei do seu Deus, eu me esquecerei de seus filhos. Quanto mais aumentaram os sacerdotes, mais eles pecaram contra mim; trocaram a glória de Deus por algo vergonhoso.
Quando o povo traz suas ofertas pelo pecado, os sacerdotes se alimentam. Por isso, eles se alegram quando o povo peca! Portanto, castigarei tanto o povo quanto os sacerdotes por causa dos seus caminhos, e lhes retribuirei seus atos. Comerão, mas não terão o suficiente; se prostituirão, mas não aumentarão a prole, porque abandonaram o Senhor para se entregarem à prostituição, ao vinho, prejudicando o discernimento do meu povo.
A idolatria (v.12-14):
Eles pedem conselhos a pedaços de madeira (ídolos), e que um pedaço de pau lhes dirá o futuro. Um espírito de prostituição os leva a desviar-se; eles são infiéis ao seu Deus. Sacrificam no alto dos montes e queimam incenso nas colinas, debaixo de carvalhos, álamos e terebintos, onde a sombra é agradável.
Por isso as suas filhas se prostituem e as suas noras adulteram. Não castigarei suas filhas, nem suas noras, porque os próprios homens se associam a meretrizes e participam dos sacrifícios oferecidos pelas prostitutas cultuais — um povo sem entendimento precipita-se à ruína!
Destino de Israel (v.15-19):
Embora você adultere, ó Israel, que Judá não se torne culpada! Deixem de ir a Gilgal; não subam a Bete-Áven. E não digam: “Juro pelo nome do Senhor!” Os israelitas são rebeldes como bezerra indomável. Como pode o Senhor apascentá-los como cordeiros na campina?
Efraim (Israel) aliou-se a ídolos; deixem-no só! Mesmo quando acaba a bebida, eles continuam em sua prostituição; seus governantes amam profundamente os caminhos vergonhosos. Um redemoinho os varrerá para longe, e os seus altares lhes trarão vergonha.

O povo perecia porque faltava-lhes o conhecimento, o mais essencial de todos os saberes. Isaías atribuiu o cativeiro a essa falta de entendimento (Isaías 5:13). Embora Deus possa relevar certos tipos de ignorância, Ele não tolera em Seu povo eleito a ignorância das coisas espirituais (Êxodo 4:21). Os homens são responsáveis não só pelo que eles sabem, mas também por aquilo que poderiam ter conhecido caso tivessem se aplicado a obter os conhecimentos essenciais. Isso pode exigir uma mudança de conduta, algo que um coração amante do pecado não está disposto a realizar.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA