Portanto, o Senhor mesmo vos dará um sinal; eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho e lhe chamará Emanuel. – Isaías 7:14

Em Isaías 7, o profeta consola ao rei Acaz, conforme orientação de Deus, pois o rei estava com temor quanto a união de Rezim, rei da Síria, e Peca, rei de Israel. Acaz se recusa a receber um sinal, mas Deus lhe concede mesmo assim, o sinal da vinda do Messias. Também informa que a punição de Israel virá por meio da Assíria.

Mensagem para o rei Acaz (V.1-9):

Quando Acaz, filho de Jotão, e neto de Uzias, era rei de Judá, o rei Rezim, da Síria, e Peca, filho de Remalias, rei de Israel, atacaram Jerusalém, mas não puderam vencê-la. O plano deles falhou. Embora Jerusalém estivesse sitiada, ela não foi tomada.

Informaram ao rei: “A Síria montou acampamento com Efraim, eles se aliaram e vem contra nós”. Com isso o coração de Acaz e do seu povo agitou-se, como as árvores da floresta agitam-se com o vento. Então o Senhor disse a Isaías: “Saiam, você e seu filho Sear-Jasube (Um-Resto-Volverá), e vão encontrar-se com Acaz no final do aqueduto do açude superior, na estrada que vai para o campo onde se lavam as roupas. Diga a ele: “Tenha cuidado, acalme-se e não tenha medo (com Deus não há porque temer). Que o seu coração não se desanime por causa do furor destes restos de lenha fumegantes: Rezim, a Síria e o filho de Remalias. “Porque a Síria, Efraim e o filho de Remalias têm tramado a sua ruína, dizendo: “Vamos invadir o reino de Judá; vamos rasgá-lo e dividi-lo entre nós, e fazer o filho de Tabeel reinar sobre ele”.

Assim diz o Soberano Senhor: “Não será assim, isso não acontecerá, pois a Síria não é mais forte do que a sua capital, Damasco, e Damasco não é mais forte que seu rei Rezim. Quanto a Israel, em sessenta e cinco anos Efraim estará completamente destruído para ser um povo. A cabeça de Efraim é Samaria, e a cabeça de Samaria é o filho de Remalias. Se vocês não ficarem firmes na fé, com certeza não resistirão!”

O sinal de Deus (v.10-17):

Disse ainda o Senhor a Acaz: “Peça ao Senhor, um sinal miraculoso, um sinal de confirmação, pode ser difícil, seja das maiores profundezas, seja das alturas mais elevadas”.  Mas Acaz disse: “Não pedirei; não porei o Senhor à prova”. Acaz revelou sua teimosias e rebelião contra Deus. Disse então Isaías: “Ouçam agora, descendentes de Davi! Não basta abusarem da paciência dos homens? Também vão abusar da paciência do meu Deus? Por isso o Senhor mesmo lhes dará um sinal: a virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e o chamará Emanuel (Deus conosco). Quando essa criança tiver idade suficiente  para escolher o bem e rejeitar o mal, comerá coalhada (manteiga) e mel. Acaz teria um sinal a despeito de sua vontade, mas o Senhor escolheria esse sinal.

Mas antes que o menino saiba rejeitar o erro e escolher o que é certo, a terra dos dois reis que você teme ficará deserta. O Senhor trará o rei da Assíria sobre você e sobre o seu povo e sobre a descendência de seu pai. Serão dias como nunca houve, desde que Efraim se separou de Judá”. 

Males sobre Jerusalém (v.18-25):

Naquele dia o Senhor assobiará para chamar os exércitos do Egito e os exércitos da Assíria, como um enxame de moscas e abelhas. Todas virão e pousarão nos vales íngremes e nas fendas das rochas, em todos os espinheiros e em todas as cisternas.

Naquele dia o Senhor utilizará uma navalha alugada de além do Eufrates, o rei da Assíria, para rapar a sua cabeça e os pelos de suas pernas e da sua barba, suas terras, suas plantações e seu povo. Naquele dia o homem que tiver uma vaca e duas cabras terá sorte, pois terá coalhada para comer, graças à fartura de leite que elas darão. Todos os remanescentes que ficarem na terra comerão coalhada e mel.

Naquele dia, todo lugar onde havia mil videiras no valor de doze quilos de prata será deixado para as roseiras bravas e para os espinheiros. Os homens entrarão ali com arcos e flechas para caçarem, pois todo o país estará coberto de roseiras bravas e de espinheiros. E às colinas antes lavradas com enxada você não irá mais, porque terá medo das roseiras bravas e dos espinheiros; nesses lugares os bois ficarão à solta e as ovelhas correrão livremente.

O rei Acaz foi rebelde contra Deus. Ele não cria nem confiava em Deus. Ele acreditava que deveria fazer uma parceria com a Assíria para vencer os seus oponentes, mas Isaías deixou claro que a Assíria não ajudaria Judá, e sim seria uma fonte de angústia para ela. Mais tarde, quando a Assíria invadiu Judá, este buscou ajuda do Egito, mas isso também foi em vão. Nos momentos difíceis, precisamos nos lembrar do Deus poderoso, que sempre está disposto a nos ajudar, a despeito de nossas transgressões, pois Ele nos ama, e quer nos salvar.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA