Houve alguma nação que trocasse os seus deuses, posto que não eram deuses? Todavia, o meu povo trocou a sua Glória por aquilo que é de nenhum proveito.        Jeremias 2:11

Em Jeremias 2, o profeta fala sobre a bondade de Deus para com Seu povo no passado, e o protesto por causa de sua revolta, da idolatria reinante, com diversos exemplos. Eles são a causa de suas próprias calamidades. Judá é rejeitada divido aos seus pecados e sua autoconfiança.

O Senhor acusa seu povo (V.1-13):
A palavra do Senhor veio a mim: Vá proclamar aos ouvidos de Jerusalém esta mensagem: Eu me lembro de sua fidelidade quando você era jovem: como noiva, você me amava e me seguia pelo deserto, por uma terra não semeada. Israel, meu povo, era santo para o Senhor, era como os primeiros frutos de sua colheita; todos os que o devoravam, que faziam mal ao Seu povo, eram considerados culpados, e a desgraça os alcançava, declara o Senhor.
Ouça a palavra do Senhor, ó comunidade de Jacó, todos os clãs da comunidade de Israel.  Assim diz o Senhor: Que falta os seus antepassados encontraram em mim, para que me deixassem e se afastassem? Eles seguiram ídolos sem valor, tornando-se eles próprios sem valor. Eles não perguntaram: “Onde está o Senhor, que nos trouxe do Egito em segurança e nos conduziu pelo deserto, por uma terra árida e cheia de covas, terra de seca e de trevas, terra pela qual ninguém passa e onde ninguém vive?”
Eu trouxe vocês a uma terra fértil, para que comessem dos seus frutos e dos seus bons produtos. Entretanto, vocês contaminaram a minha terra; tornaram-na repugnante. Os sacerdotes não perguntavam pelo Senhor; os intérpretes da lei (profetas) não me conheciam, e os líderes do povo (pastores) se rebelaram contra mim. Os profetas profetizavam em nome de Baal, seguindo deuses inúteis. “Por isso, eu ainda faço denúncias contra vocês”, diz o Senhor, “e farei denúncias contra os seus descendentes.
Atravessem o mar até o litoral de Chipre (Grecia) e vejam; mandem observadores a Quedar (ismaelitas) e reparem de perto; e vejam se alguma vez aconteceu algo assim: alguma nação já trocou os seus deuses por outros? E eles nem sequer são deuses de verdade! Mas o meu povo trocou a sua Glória por deuses inúteis, o real pelo irreal.  Espantem-se diante disso, ó céus! Fiquem horrorizados e abismados, diz o Senhor. O meu povo cometeu dois crimes: eles me abandonaram, a fonte de água viva; e cavaram as suas próprias cisternas, rachadas (rotas) que não retêm água.
Os resultados do pecado de Israel (v.14-22):
Acaso Israel, meu povo, é escravo de nascimento? Por que foi então que se tornou presa de leões que rugem e urram contra ele? Arrasaram a sua terra, queimaram as suas cidades e as deixaram desabitadas. Até mesmo os homens de Mênfis e de Tafnes (no Egito) raparam a sua cabeça, destruíram o orgulho de Israel. Não foi você mesmo o responsável pelo que lhe aconteceu, ao abandonar o Senhor, o seu Deus?
Agora, por que você vai ao Egito beber água do Nilo? E por que vai à Assíria beber água do Eufrates? Que lucro você teve em seus acordos com eles? O seu crime a castigará e a sua rebelião a repreenderá. Compreenda e veja como é mau e amargo abandonar o Senhor, o seu Deus, e não ter temor de mim, diz o Senhor dos Exércitos.
Há muito tempo eu quebrei o seu jugo e despedacei as correias que a prendiam. Mas você disse: “Eu não O servirei!” Ao contrário, em todo monte elevado e debaixo de toda árvore verdejante, você se deitava como uma prostituta ao se curvar aos seus ídolos. Eu a plantei como uma videira seleta, de semente absolutamente pura. Como, então, contra mim você se tornou uma videira degenerada e selvagem? Mesmo que você se lave com soda e com muito sabão, a mancha da sua iniquidade permanecerá diante de mim, diz o Soberano Senhor.
Israel, esposa infiel (v.23-37):
Como você pode dizer que não se contaminou e que não correu atrás dos baalins (Baal)? Reveja o seu procedimento no vale e considere o que você tem feito. Você é como uma camela jovem e arisca que corre para todos os lados a procura de um macho; como uma jumenta selvagem habituada ao deserto, farejando o vento em seu desejo na época do acasalamento. Quem é capaz de controlá-la quando está no cio? Os machos que a procuram não precisam se cansar, porque logo encontrarão a que está no mês do cio, você vai atrás deles. Não deixe que os seus pés se esfolem nem que a sua garganta fique seca indo atrás de seus deuses. Mas você disse: “Não adianta! Eu amo os deuses estrangeiros, e continuarei a ir atrás deles”.
Assim como o ladrão fica envergonhado quando é apanhado em flagrante, também a comunidade de Israel ficará envergonhada: seus reis e oficiais, seus sacerdotes e profetas.  Pois dizem à madeira: “Você é meu pai” e à pedra: “Você me deu à luz”. Voltaram para mim as costas e não o rosto, mas na hora da adversidade dizem: “Vem salvar-nos!” E onde estão os deuses que você fabricou para si? Que eles venham, se puderem salvá-la na hora da adversidade! Porque os seus deuses são tão numerosos como as suas cidades, ó Judá!  “Por que vocês fazem denúncias contra mim? Todos vocês se rebelaram contra mim”, declara o Senhor. De nada adiantou castigar o seu povo, eles não aceitaram a correção. A sua espada tem destruído os seus profetas como um leão devorador.
Vocês, desta geração, considerem a palavra do Senhor: Tenho sido um deserto para Israel? Uma terra de grandes trevas? Por que o meu povo diz: “Finalmente nos livramos de Deus! Não precisamos mais dele!”? Será que uma jovem se esquece das suas jóias, ou uma noiva, de seus enfeites nupciais? Contudo, o meu povo esqueceu-se de mim por dias sem fim.
Com quanta habilidade você busca o amor! Até uma prostituta pode aprender com você!. Nas suas roupas encontrou-se o sangue de pobres inocentes, que não foram flagrados arrombando casas. Contudo, apesar de tudo isso, você diz: “Sou inocente; ele não está irado comigo”. Mas eu passarei sentença contra você porque você disse que não pecou. Por que você não leva a sério a sua mudança de rumo? Você ficará decepcionada com o Egito, como ficou com a Assíria. Você também deixará aquele lugar com as mãos na cabeça, pois o Senhor rejeitou aqueles em quem você confia; você não receberá a ajuda deles.

Provavelmente o povo de Israel estava cansado de seguir as orientações de Deus, se sentindo oprimida, sem liberdade para fazer o que bem entendia. Afastou-se de Deus e foi se encurvar perante ídolos de madeira e de pedra. Chegaram ao ponto de irem atrás de outras nações (Assíria e Egito), ao invés de confiar no Senhor. Quanto mais nos voltamos para o que o mundo nos oferece, mais distante ficamos de Deus, e na hora dos problemas, buscamos fontes rotas, ao invés de buscar a Fonte Verdadeira, de águas puras.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA