Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês”, diz o Senhor, “planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro. Então vocês clamarão a mim, virão orar a mim, e eu os ouvi­rei. – Jeremias 29:11-12

Em Jeremias 29, o profeta envia uma carta aos cativos em Babilônia para se tranquilizarem e não crerem nos sonhos dos seus profetas. Eles devem retornar em paz depois de 70 anos. Ele prevê a destruição dos demais por causa de desobediência. Expõe o terrível fim de Acabe e Zedequias, dois profetas mentirosos. Semaías escreve uma carta contra Jeremias e este preiz o seu castigo.

Jeremias escreve aos exilados (v.1-3):
Este é o conteúdo da carta que o profeta Jeremias enviou de Jerusalém aos líderes, que restavam entre os exilados, aos sacer­dotes, profetas e a todo o povo que Nabucodonosor deportara de Jerusalém para a Babilônia. Isso aconteceu depois que o rei Joaquim e a rainha-mãe (Neústa), os oficiais do palácio real, os líderes de Judá e Jerusalém, os artesãos e os artífices foram deportados. Ele enviou a carta por intermédio de Elasa, filho de Safã, e Gemarias, filho de Hilquias, os quais o rei Zedequias, mandou ao rei Nabucodonosor.
Conteúdo da carta de Jeremias (v. 4-14):
Assim diz o Senhor dos Exércitos, a todos os exilados, deportados para Babilônia: “Construam casas e habitem nelas; plantem jardins e comam de seus frutos. Casem-se e tenham filhos e filhas; escolham mulheres para casar-se com seus filhos e dêem as suas filhas em casamento, para que também tenham filhos e filhas. Multipliquem-se e não diminuam. Busquem a prosperidade da cidade para a qual eu os depor­tei e orem ao Senhor em favor dela, porque a prosperidade de vocês depende da prosperidade dela”.
Assim diz o Senhor dos Exércitos: “Não deixem que os profetas e adivinhos que há no meio de vocês os enganem. Não deem atenção aos sonhos que vocês os encorajam a terem. Eles estão profetizando mentiras em meu nome. Eu não os envi­ei”.
Assim diz o Senhor: “Quando se completarem os setenta anos de cativeiro na Babilônia, eu cumprirei a minha promessa em favor de vocês, de trazê-los de volta para este lugar. Porque sei os planos que tenho para vocês.  São planos de bem, e não de mal, para lhes dar o futuro pelo qual anseiam. Então clamarão a mim, em  oração, e eu os ouvi­rei. Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração. Eu me deixarei ser encontrado por vocês, e os trarei de volta do cativeiro. Eu os reunirei de todas as nações e de todos os lugares para onde eu os dispersei, e os trarei de voltai”, diz o Senhor.
O destino dos que ficaram em Jerusalém ( v.15-23):
Vocês dizem: “O Senhor levantou profetas para nós na Babilônia”, mas assim diz o Senhor sobre o rei assentado no trono de Davi e sobre todo o povo que permanece nesta cidade, seus compatriotas que não foram com vocês para o exílio; “Enviarei a guerra, fome e peste contra eles; lidarei com eles como se lida com figos ruins, intragáveis. Os perseguirei com guerra, fome e peste. Em todas as nações para onde eu os enviar, farei deles objeto de condenação, horror, desprezo e zombaria. Porque não deram atenção às minhas palavras que enviei pelos meus servos, os profetas. E vocês também não deram atenção!”, diz o Senhor.
Ouçam, agora, a palavra do Senhor, todos vocês que deportei para a Babilônia! Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel, a respeito de Acabe, filho de Colaías, e de Zedequias, filho de Maaséias, que estão profetizando mentiras em meu nome: “Eu os entregarei nas mãos de Nabucodonosor, e ele os matará diante de vocês. Por isso, quando os exilados judeus quiserem amaldiçoar alguém, dirão: “Que o Senhor o trate como tratou Zedequias e Acabe (líderes rebeldes entre os cativos), os quais o rei da Babilônia queimou vivos”. Porque cometeram loucura em Israel: adulteraram com as mulheres de seus amigos e em meu nome falaram mentiras, que eu não ordenei que falassem. E eu sou testemunha disso. Eu, o Senhor, falei”.
Mensagem para Semaias (v.24-32):
O Senhor enviou esta mensagem a Semaías, de Neelam: Assim diz o Senhor dos Exércitos: Você enviou uma carta, em seu próprio nome, para o sacerdote Sofonias, filho de Maaséias, e cópias a todos os sacerdotes, e ao povo em Jerusalém. Você escreveu: “O Senhor o designou (Semaías)para substituir Joiada, o sacerdote encarregado do templo do Senhor; você deveria prender no tronco, com correntes de ferro, qualquer doido que afirmar ser profeta. Por que não repreendeu Jeremias de Anatote, que se apresen­ta como profeta entre vocês? Ele até mandou esta mensagem para nós que estamos na Babilô­nia, dizendo que o exílio será longo, que construam casas e habitem nelas, plantem jardins e comam de seus frutos”.
O sacerdote Sofonias leu a carta para o profeta Jeremias. Então o Senhor dirigiu a palavra a Jeremias: Envie esta mensagem a todos os exilados: Assim diz o Senhor sobre Semaías, de Neelam: Embora eu não o tenha enviado, Semaías profetizou a vocês e fez com que vocês cressem numa mentira, por isso: Castigarei Semaías e os seus descendentes. Não lhe restará ninguém entre este povo, e ele não verá as coisas boas que farei em favor de meu povo”, declara o Senhor, “porque ele pregou rebelião contra o Senhor”.

As orientações de Deus, através do profeta Jeremias, eram claras: os que estavam em Babilônia deveriam levar a vida da melhor forma possível, pois não sairiam de lá antes dos 70 anos designados por Deus. Mas alguns se insurgiam, e profetizavam que a volta seria muito antes. Semaías ainda repreendeu o sacerdote Sofonias, que ficara em Jerusalém, por não ter punido Jeremias pelas mensagens que enviava aos cativos em Babilônia dizendo que o cativeiro seria longo, e de lá sairiam apenas os netos deles. Deus disse que logo Cristo irá voltar para buscar os Seus, mas muitos não creem assim. O tempo vai provar que a Bíblia está correta.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA