Multidões esperam no vale da decisão, onde o dia do Senhor chegará em breve. Joel 3:14

Em Joel 3, o profeta fala novamente sobre a restauração de Judá e Israel, e também sobre o castigo contra as nações que exploraram Israel, indo além do que Deus permitira.

Julgando os inimigos de Israel (v.1-16):
Naqueles dias, quando eu restaurar a sorte de Judá e de Jerusalém,  reunirei todos os povos e os farei descer ao vale de Josafá. Ali os julgarei por terem maltratado Israel, espalhando-os entre as nações e repartiram entre si a minha terra. Lançaram sortes sobre o meu povo e trocaram meninos por prostitutas; e meninas por vinho.
A restauração de Judá e Jerusalém era condicional ao arrependimento e conversão do povo, o que não aconteceu. Mas, Deus tem um acerto de contas com aqueles que prejudicaram Seu povo:o Israel literal e o espiritual.
O que vocês têm contra mim, Tiro, Sidom, e cidades da Filístia? Estão me retribuindo algo que lhes fiz? Se querem vingar-se de mim, ágil e veloz me vingarei do que vocês têm feito. Roubaram a minha prata, o ouro, e levaram para os seus templos os meus tesouros valiosos. Venderam o povo de Judá e de Jerusalém aos gregos, mandando-os para longe da sua terra natal. Os fenícios e os filisteus eram famosos negociantes de escravos.
Eu os trarei de volta de todos os lugares, e darei a vocês o que merecem:  venderei seus filhos e filhas ao povo de Judá, e eles os venderão ao povo da Arábia. Eu, o Senhor, falei!
Proclamem às nações: “Preparem-se para a guerra!  Todos os homens de guerra aproximem-se e ataquem.  Forjem os seus arados para fazer espadas; e de suas foices façam lanças. Diga o fraco: ‘Sou um guerreiro!’ Venham depressa, vocês, nações vizinhas, e reúnam-se no vale”. E agora Senhor, convoca os teus guerreiros!
Avancem para o vale de Josafá, pois ali me assentarei para julgar todas elas. Lancem a foice, pois a colheita está madura. Venham, pisem com força as uvas, pois o lagar está cheio e os tonéis transbordam, tão grande é a maldade dessas nações!
Multidões esperam no vale da Decisão! O dia do Senhor está próximo. O sol e a lua escurecerão, e as estrelas já não brilharão. O Senhor rugirá de Sião, e de Jerusalém levantará a sua voz; a terra e o céu tremerão. Mas o Senhor será um refúgio para o seu povo, uma fortaleza para Israel.
Bênçãos para o povo (v.17-21):
Então saberão que eu sou o Senhor, o seu Deus, que habito em Sião, o meu santo monte. Jerusalém será santa; e estrangeiros jamais a conquistarão. Naquele dia os montes gotejarão vinho novo; das colinas manará leite; todos os ribeiros de Judá terão água corrente. Uma fonte fluirá do templo do Senhor e regará o vale das Acácias.
Mas o Egito ficará desolado, Edom será um deserto arrasado, por causa da violência feita ao povo de Judá, em cuja terra derramaram sangue inocente. Judá será habitada para sempre e Jerusalém por todas as gerações. Sua culpa de sangue, ainda não perdoada, eu a perdoarei. O Senhor habitará em Sião!

O propósito de Deus para o Seu povo, sempre foi o melhor possível, mas a resistência e obstinação deles fez com que se afastassem dos planos de Deus. As promessas eram dadas, mas as condições não eram atendidas. Isso ocorre ainda hoje. O próprio Cristo disse que muitos são chamados, mas poucos são escolhidos, pois preferem o mundo.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA