Porque o mandamento é lâmpada e a instrução, luz; e as repreensões da disciplina são os caminhos da vida. Provérbios 6:23

Cristina, uma jovem portuguesa me perguntava como era possível que um Deus de amor e liberdade, pudesse ter ensinamentos tão limitadores e proibitivos. “Não combina, dizia ela, algo está errado com a Bíblia.” Mas o erro não está na Bíblia e sim com o conceito errado dos conselhos divinos.

Salomão fala hoje de três coisas: O mandamento, a instrução e as repreensões. Ao mandamento e a instrução ele os compara com a lâmpada e a luz. Ambas servem para romper o poder das trevas. Este é um poder destrutivo porque em meio a escuridão você não enxerga o caminho, e não tem condições de chegar ao seu destino.  Em meio às sombras você não anda com presteza, avança com dificuldade e quando percebe, já está relegado a um segundo plano. Quando não há luz você não distingue  as formas nem as cores. Acreditando que está escolhendo o verde, pode estar tomando o vermelho. Em  meio a escuridão você caminha sem saber, no rumo da própria morte.

O ser humano precisa da luz e da lâmpada. Sem eles não há como atravessar a escuridão deste mundo e chegar com êxito aonde deseja. Precisa de luz para saber  qual é o caminho certo. Os mandamentos e as instruções divinas são essa luz. Seu propósito não é cercear a liberdade, mas iluminar o caminho.

As repreensões, por sua vez, tem como propósito despertá-lo quando está adormecido, trazê-lo de volta ao caminho da vida quando está se aproximando perigosamente da morte.

Pense, por exemplo, na última derrota que você sofreu. Tente descobrir a causa . Tudo aquilo teria acontecido se você tivesse prestação atenção  às instruções divinas? A vida está cheia de leis e princípios. O respeito a essas leis é  garantia de bem estar. Menosprezá-las é teimosia e imprudência. O preço é sempre alto.

Antes de iniciar as atividades deste novo dia, olhe à sua volta, Comece por si próprio e por seus amados. Que ajustes precisam ser feitos? Que passos precisam ser dados para conservar a harmonia de relacionamentos gratificantes? Tenha em conta a Deus. “porque o mandamento é lâmpada e a instrução luz; e as repreensões da disciplina são os caminhos da vida.” – Alejandro Bullón, Janelas para a vida, MM 2007, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA