LEVÍTICO 8 – A CONSAGRAÇÃO DOS SACERDOTES

E Moisés o imolou, e tomou do seu sangue, e o pôs sobre a ponta da orelha direita de Arão, e sobre o polegar da sua mão direita, e do seu pé direito. – Levíticos 8:23

Em Levítico 8, vemos que a função especial dos sacerdotes era aproximar-se de Deus em favor do povo. Deviam mediar entre o Deus Santo e o povo pecador; portanto, eles mesmos deviam ser santos. A questão da santidade é repetidamente enfatizada na descrição da obra sacerdotal. O sumo sacerdote, em que se centra o sacerdócio, é chamado de o “santo do SENHOR” (Salmo 106:16). Na lâmina de ouro puro atada à mitra estavam escritas as palavras: “Santidade ao SENHOR” (Êxodo 28:38). Antes, porém, que o sacerdote e seus filhos pudessem iniciar a ministração no santuário, eles eram solenemente separados para a tarefa. Toda a congregação deveria assistir a consagração de Arão e seus filhos, junto a porta da tenda da congregação (v.3-4).

Arão e seus filhos deveriam ser lavados (v.6), e isto era a purificação espiritual. Arão não podia purificar a si mesmo do pecado. Alguém deveria fazê-lo por ele. Depois de purificados, deveriam vestir suas roupas sacerdotais (v.7-9). Arão deveria sentir a sua própria insuficiência. Moisés deveria ungir o tabernáculo e seus móveis, com o óleo da unção (v.10-11), e também a Arão, para consagrá-lo (v.12). Até esse momento, Arão e seus filhos estavam sendo preparados para o serviço religioso. Ainda não estavam atuando.

Moisés imolou o carneiro da consagração, e tomou do sangue dele e o pôs sobre a ponta da orelha direita de Arão (significa consagração ao serviço de Deus, e fechar os ouvidos para o mal), sobre o polegar da mão direita (seus atos deveriam ser justos), e sobre o polegar do seu pé direito (andar na Luz) (v.23). O serviço do dia terminara, mas Arão e seus filhos podiam sair somente depois de 7 dias. Este era um tempo de estudo, oração e meditação para praticar o ritual muitas vezes a fim de não cometer nenhum erro quando chegasse o tempo de sacrificar (v.35).

Assim como Deus requeria santidade da parte de Arão e seus filhos, também deseja o mesmo de nós.

Seu Alipio

Eu sou o seu Alipio de Almeida, nasci em 1951, estou casado desde 1974. Sou pai de 3 filhos queridos, e bem casados e já tenho 6 netos, que amo muito. Administrador de empresas e analista de sistemas, aposentado. Proprietário orgulhoso de um Logan 1.6 2009. Aguardando ansiosamente pela volta de Jesus.

You may also like...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *