O livro Na Trilha dos Pioneiros, da Casa Publicadora Brasileira, é o relato das experiências de alguns dos pioneiros da Igreja Adventista. Começando com a viagem dos Pais Peregrinos, a autora, Lygia de Oliveira, conduz o leitor pela trilha deixada por Miller, o casal White, Bates, Andrews e outros. Mostra-nos que os pioneiros foram extraordinários porque renunciaram ao mundo e se sacrificaram na tarefa de proclamar a volta de Jesus.

O relato começa contando sobre os “Peregrinos”, um grupo de cristãos fugindo da perseguição religiosa na Europa, uniram-se e contrataram um barco, o Mayflower, para emigrar às terras recém-descobertas do Novo Mundo, a América do Norte. Os desafios que enfrentaram foram grandes ao chegarem a uma terra desconhecida. Desembarcaram em pleno inverno rigoroso, e não tendo condições de construir casas para si mesmos, ficaram morando no navio até que o tempo melhorasse.

Foram muitos os personagens que deram início a obra de pregação sobre a iminente volta de Cristo. Dentre eles são destacados: Guilherme Miller (o Pai do Adventismo), Tiago e Ellen White, José Bates, João N. Andrews (o primeiro missionário enviado a além-mar), Annie e Uriah Smith (os irmãos poetas), Fernando e Ana Stahl (apóstolos entre os índios bolivianos e peruanos), Léo e Jessie Halliwell (Bandeirantes da Amazônia)…

O livro apresenta um pequeno relato da vida dessas pessoas que se entregaram totalmente ao Senhor, pela pregação de Sua Palavra. Vale a pena a leitura para conhecer um pouco mais sobre o início da história dos Adventistas do Sétimo Dia. Eu, particularmente, fiquei maravilhado com o casal Fernando e Ana Stahl e o trabalho que fizeram na Bolívia, por 2 anos, e depois no Peru, na Missão do Lago Titicaca.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA