NÚMEROS 13 – O RELATÓRIO DOS 12 ESPIAS

0
1931

De fato é uma terra que mana leite e mel. Aqui está o tipo de fruto que nela há. Contudo… Números 13:27-28

Em Números 13, Moisés, conforme orientação do Senhor, e atendendo a uma solicitação do próprio povo (Deuteronômios 1:22), seleciona 12 espias, um líder de cada tribo, para espiar a terra prometida por Deus ao Seu povo. Destes 12 espias, somente dois deles deram relatório favorável, e somente estes dois é que entraram na terra prometida, Calebe e Oséias (Salvação), o qual teve seu nome mudado por Moisés para Josué (uma forma abreviada de Yehoshua – Yahweh é salvação) (v.1-16).

Moisés orienta aos espias que vejam cada detalhe da terra prometida, como é a terra, seus habitantes, suas muralhas, o tipo de solo, trazer amostras de seus frutos… (v.17-20). Eles partiram, e depois de 40 dias percorrendo a terra a ser conquistada, voltaram com o relatório de viajem, e trouxeram um cacho de uva que foram precisos dois homens para carregá-lo e também amostras de romãs e figos (v.21-24).

Primeiro falaram que a terra manava leite e mel, ou seja, produzia com fartura, e trouxeram a prova disso, mas disseram que “devora seus moradores” . Fixaram os olhos apenas no que poderia ser um problema, ao invés de confirmarem que a terra era exatamente como Deus havia prometido. As muralhas, os gigantes da terra, passaram a ser usados como pretexto para não se arriscarem a invadir a terra (v.25-33).

A voz de Calebe e de Josué foram abafadas pelas dos outros 10 espias, que não se lembraram da forma maravilhosa como Deus os conduzira até a terra que prometera. Quando fixamos os olhos nos possíveis problemas, nos esquecemos de que temos um Deus que está muito acima de todo e qualquer problema que temos pela frente. Davi é a prova de que o nosso Deus é o Deus do impossível. Ele enfrentou um gigante, fortemente armado, apenas com um estilingue e algumas pedras, e o venceu. Nós também, confiando sempre em Deus, podemos vencer qualquer gigante.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA