NÚMEROS 15 – LEIS SOBRE OFERTAS, SÁBADO E ROUPAS

0
474

Quando vocês se estabelecerem na terra que eu lhes dou, apresentarão ofertas especiais como aroma agradável ao Senhor. Números 15:2-3

Em Números 15, Deus orienta o povo, através de Moisés, sobre a lei das ofertas de manjares e das libações. Os estrangeiros também deveriam seguir as mesmas orientações. Apresenta a lei das primícias da farinha como oferta da eira, o sacrifício pelos pecados por ignorância, o castigo pela presunção, a pena de apedrejamento para os violadores do sábado e a lei das borlas.

Estas orientações todas seriam para quando entrassem na terra prometida (v.2), portanto seriam validas apenas para os jovens, que estariam com até 20 anos. Seriam ofertas de aroma agradável ao Senhor (v.3), e poderiam ser um holocausto, um sacrifício para cumpri um voto, uma oferta voluntária ou uma oferta em alguma das festa anuais. Juntamente com a oferta de um animal, também entregariam uma oferta de cereal, misturada com azeite, e também um litro de vinho (v.4-16)

Se, sem intenção, deixassem de cumprir todos os mandamentos que o Senhor ordenou a Moisés, deveriam apresentar uma oferta pelo pecado involuntário (v.22-29). Mas, se alguém, arrogantemente, fizer algo contrário a vontade de Deus, blasfema contra o Senhor, portanto deveria ser eliminado do meio do povo (v.30-31)

Quando ainda estavam no deserto, encontraram um homem recolhendo lenha no sábado, contrariando as orientações do Senhor. Levaram-no a presença de Moisés, que consultou ao Senhor sobre o procedimento nesse caso, e a resposta foi que ele fosse executado fora do acampamento. (v.32-36)

Deus também orientou para que fizessem franjas na bainha de suas vestes e as prenderão com um fio azul, para que se recordassem de todos os mandamentos do Senhor e os cumprissem. Elas os ajudariam a lembrar que devem ser obedientes a todos os mandamentos de Deus e serem santos para o seu Deus (v.37-40).

A santidade não é alcançada por observâncias exteriores, mas somente pela obediência à vontade de Deus. O Senhor é santo, e espera que sejamos santos também, andando firmes em Seus caminhos, sem se desviar.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA