Fez ele o que era reto perante o SENHOR; não, porém, com inteireza de coração.  II Crônicas 25:2

Em II Crônicas 25, Amazias começa a reinar aos 25 anos, e reina por 29 anos em Jerusalém. Mandou matar os oficiais que tinham assassinado seu pai, mas não matou seus filhos, pois fez segundo está escrito na Lei, no Livro de Moisés. Começou nos caminhos do SENHOR, mas seu coração era dividido, diante de tanta idolatria que presenciara durante a sua vida, por parte de avós, tios e o próprio pai, que se afastou dos caminhos de Deus (v.1-4).

Tinha um exército com 300 mil homens escolhidos e capazes de sair à guerra e manejar lança e escudo. Não confiou o bastante em Deus, pois com Ele, esse exército seria mais do que suficiente para vencer seus inimigos.  Para se sentir mais confortável, sem buscar conselho em Deus, contratou 100 mil homens do exército de Israel, por 3.500 kg de prata. Deus enviou um profeta que lhe falou para dispensar os soldados de Israel, pois Deus não lhes daria a vitória com esses homens idólatras. Amazias ficou preocupado em perder o que já havia pago aos mesmos, mas o profeta lhe falou que Deus poderia dar muito mais do que isso para ele (v.7-9).

Animou-se Amazias e saiu-se vitorioso contra os edomitas. Mas aqui o coração dividido de Amazias se manifestou, pois trouxe os ídolos dos edomitas e “adorou-os e queimou incenso perante eles” (v.10-14).

A ira do SENHOR se acendeu contra Amazias. Mandou um profeta para adverti-lo sobre a idolatria, mas o rei o interrompeu e ameaçou-o de morte. O profeta ainda disse: “Sei que Deus resolveu destruir-te, porque fizeste isso e não deste ouvidos ao meu conselho”. Amazias desafiou Jeoás, rei de Israel, para uma batalha. Além de perder a batalha, ainda foi levado como prisioneiro e perdeu “todo o ouro e a prata que se acharam na Casa de Deus, e os tesouros da casa do rei”. Depois que Amazias deixou de seguir ao SENHOR, conspiraram contra ele em Jerusalém… e o mataram (v.25-28).

O pouco com Deus é vitória certa, o muito sem Deus é derrota, destruição, humilhação e morte.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA