Quando o rei ouviu o que estava escrito na Lei, rasgou suas roupas… Vão consultar o Senhor por mim e por todo o remanescente de Israel e de Judá. II Crônicas 34:19-21

Em II Crônicas 34, Josias começa a reinar com 8 anos, e por 32 anos reinou sobre Judá. Os que conservaram a pureza da fé esperavam que o declínio do reino fosse detido; pois o novo rei, temia a Deus e desde o início “fez o que era reto aos olhos do SENHOR”. Não se desviou nem para a direita nem para a esquerda. Aos 16 anos começou a buscar o Deus de Davi, e aos 20 anos, começou a purificar Judá e a Jerusalém. Despedaçou os altares dos baalins e os de incenso, os postes-ídolos, e as imagens de escultura, até reduzir tudo a pó (v.1-7).

Aos 26 anos mandou reparar o templo de Deus. Durante a reforma, Hilquias, o sacerdote, achou o Livro da Lei do SENHOR, escrito por Moisés, e o escrivão Safã o levou e o leu diante do rei. Josias rasgou suas vestes ao ouvir a leitura, e mandou que fossem consultar “o SENHOR por mim e pelos restantes de Israel e Judá, acerca das palavras deste livro, porque grande é o furor do SENHOR” (8-21).

A profetisa Hulda confirmou as palavras do Livro: “Visto que me deixaram e queimaram incenso a outros deuses, para me provocarem à ira…  o meu furor está derramado sobre este lugar e não se apagará”. Mas, quanto ao rei, por ter se humilhado diante de Deus, seria preservado: “Portanto, só enviarei a calamidade anunciada depois que você tiver se reunido a seus  antepassados em paz”(v.22-28).

O rei Josias subiu a Casa do SENHOR, e leu diante do povo todas as palavras do Livro da Aliança que fora encontrado na Casa do SENHOR, e então renovou  a aliança na presença do Senhor.  Comprometeu-se a obedecer ao Senhor e a cumprir seus mandamentos, preceitos e decretos de todo o coração e alma. Exigiu que todos adorassem o Senhor, seu Deus. Enquanto viveu, não se desviaram de seguir o SENHOR (v.29-33).

Também devemos renovar a nossa aliança com Deus, e andarmos retamente diante do SENHOR, guardando, praticando e testemunhando de Sua Palavra à todos que nos cercam.

 

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA