Contendeu, pois, o povo com Moisés e disse: Dá-nos água para beber. Respondeu-lhes Moisés: Por que contendeis comigo? Por que tentais ao Senhor? – Êxodo 17:2
A água da rocha em Refidim (v.1-7):
Em Êxodo 16 o povo já havia murmurado contra Moisés pela falta de alimento cárneo e pão, e sentiram saudades do Egito. No capítulo 17 é a falta de água em Refidim que faz com que se revoltem com Moisés: “Por que nos fizeste subir do Egito, para nos matares de sede, a nós, nossos filhos e aos nossos rebanhos?”.
Mais uma vez Moisés clama ao Senhor, e prontamente Deus dá a solução ao Seu servo. Com o cajado ele deveria ferir uma rocha, onde o próprio Deus estaria para operar mais um milagre, tirando água da rocha. Moisés obedeceu, e o povo pode saciar a sede. O povo, assim como nós, tinha a propensão de se esquecer rapidamente da forma maravilhosa como Deus vinha os conduzindo. “por que tentais ao Senhor?”.
Estas dúvidas e insegurança, na realidade eram falta de fé no Deus que os conduzia pelo deserto. Massá e Meribá foram os nomes escolhidos por Moisés para aquele local, para lembrarem da “tentação e murmuração”.
Amaleque peleja contra os israelitas (v.8-16):