Contendeu, pois, o povo com Moisés e disse: Dá-nos água para beber. Respondeu-lhes Moisés: Por que contendeis comigo? Por que tentais ao Senhor? – Êxodo 17:2

A água da rocha em Refidim (v.1-7):

Em Êxodo 16 o povo já havia murmurado contra Moisés pela falta de alimento cárneo e pão, e sentiram saudades do Egito. No capítulo 17 é a falta de água em Refidim que faz com que se revoltem com Moisés: “Por que nos fizeste subir do Egito, para nos matares de sede, a nós, nossos filhos e aos nossos rebanhos?”.
Mais uma vez Moisés clama ao Senhor, e prontamente Deus dá a solução ao Seu servo. Com o cajado ele deveria ferir uma rocha, onde o próprio Deus estaria para operar mais um milagre, tirando água da rocha. Moisés obedeceu, e o povo pode saciar a sede. O povo, assim como nós, tinha a propensão de se esquecer rapidamente da forma maravilhosa como Deus vinha os conduzindo. “por que tentais ao Senhor?”.
Estas dúvidas e insegurança, na realidade eram falta de fé no Deus que os conduzia pelo deserto. Massá e Meribá foram os nomes escolhidos por Moisés para aquele local, para lembrarem da “tentação e murmuração”.

Amaleque peleja contra os israelitas (v.8-16):

Mas as provas não paravam por ai, pois agora teriam que enfrentar os Amalequitas, descendentes de Esaú (Gen.36:12), que não gostaram de ver essa multidão passando por seu território, nem seus animais pastando em seus campos.
Moisés orienta a Josué, a preparar um pequeno exercito, para os enfrentar. Moisés, Arão e Hur subiram ao cimo do outeiro, e enquanto a mão de Moisés estava levantada, os israelitas prevaleciam, quando cansava e baixava sua mão, os amalequitas é que prevaleciam. Foi necessário que Arão e Hur sustentar sua mão até o por do sol, para que a vitória dos israelitas ocorresse.
Na realidade era o poder de Deus que lhes dava a vitória. Deus sempre atua em conjunto com o ser humano. Foram para a guerra e Deus lhes deu a vitória. Moisés chamou aquele lugar de Yaweh-Nissi (o Senhor é minha bandeira) glorificando a Deus pela vitória alcançada.
O Senhor é a nossa bandeira, e quer nos dar a vitória a cada dia de nossa vida.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA